logo

Educação firma parceria com o Núcleo Saúde Mental

18/08/2017 09:59:00 - Jornalista: Joice Trindade

Para melhor assistir alunos encaminhados ao Núcleo de Saúde Mental para atendimento das áreas de psicologia, neuropediatria, serviço social, psiquiatria, fonoaudiologia e fisioterapia, a Secretaria de Educação está traçando metas e reforçando estratégias junto ao núcleo. O atendimento é para crianças e adolescentes na faixa de 4 a 17 anos incompletos. Desde de julho, o foco da Educação Inclusiva é a aproximação com a escola e otimização do atendimento do aluno no Núcleo de Saúde Mental. A proposta é melhor definir o perfil das escolas e registros dos estudantes atendidos.

Macaé, possui cerca de 800 alunos com múltiplas deficiências atendidos nas 52 salas de recursos, com objetivo de assegurar a inclusão social. O município oferece Atendimento Educacional Especializado (AEE), assiste estudantes que apresentam deficiências físicas e múltiplas, autismo, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

Além das salas de recursos, a rede municipal conta com nove salas de Apoio Pedagógico Específico (APE). Os espaços recebem nos horários divergentes aos das aulas dos estudantes do 1º ao 5º ano, que apresentam transtornos de aprendizagem, emocionais ou de comportamento da infância e adolescência. Macaé segue as políticas públicas direcionadas à Educação Especial.

As salas de recursos e as turmas regulares são ambientes específicos que contam com mobiliários e materiais adequados como jogos direcionados, kits de desenho geométrico, prancheta de leitura, soroban (calculadora japonesa), guia de assinatura e microcomputadores. Diante do atendimento é realizado um planejamento pedagógico com atividades específicas direcionadas para cada síndrome ou deficiência, que o aluno apresenta. O município também conta com professores de libras, intérpretes e professores de braile.