logo

Educação ganha cinco salas de recursos multifuncionais

03/03/2020 12:25:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

Macaé passa a contar com 56 ambientes de inclusão escolar

A rede municipal ganhou cinco novas salas de recursos multifuncionais nas escolas municipais Coquinho (Praia Campista), Laura Suely de Campos Bacelar (Ajuda), Iracy Pinheiro Marques (Lagomar), Fazenda Santa Maria (Morro Grande) e Ciep Municipalizado Darcy Ribeiro (Nova Holanda). Com a ampliação, Macaé passa a contar com 56 ambientes de atendimento, que visam assegurar a inclusão escolar, garantindo o acesso e a permanência no ensino. Macaé conta com uma média de 1,2 mil alunos com laudos na Educação Especial, mas existem ainda estudantes em processo de avaliação (parecer pedagógico do professor do Atendimento Educacional Especializado) ou laudo clínico.

De acordo com o Secretário de Educação, Guto Garcia, a meta é criar um complexo de educação, onde os alunos possam desenvolver as habilidades no espaço escolar. "Não podemos esquecer da importância das salas de recursos. O atendimento deve ser amplo com um planejamento pedagógico de atividades direcionadas para cada síndrome ou deficiência que o aluno apresenta. A Educação Especial acontece em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, tendo os professores como parte integrante do processo educacional", ressalta.

Segundo a Superintendente de Educação Integrada, Janaína Pinheiro, a Semana de Educação Inclusiva acontece em abril. O Atendimento Educacional Especializado assiste estudantes que apresentam deficiências físicas e múltiplas, autismo, transtornos do espectro autista e altas habilidades ou superdotação. O foco é assegurar a inclusão escolar, garantindo o acesso e a permanência de todos os alunos.

Já as salas de Apoio Pedagógico Específico (APE) recebem nos horários divergentes aos de aula, estudantes do 1º ao 5º ano, que apresentam transtornos de aprendizagem, emocionais ou de comportamento da infância e adolescência. Existe ainda a possibilidade de esse atendimento acontecer em uma outra escola próxima ao polo, sempre no contraturno da escola.

Macaé também conta com o funcionamento dos módulos do Centro Municipal de Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes), que oferecem apoio de forma complementar aos alunos da Educação Especial, bem como os que apresentam transtornos funcionais que são matriculados nas escolas. Já a escola polo Jofre Frossard (Centro) atende alunos com deficiência auditiva-surdez do 1º ao 5º ano e a Ancyra Gonçalves Pimentel( Miramar) atende estudantes do 6º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA).