Educação: II Mostra de Arte anima alunos da rede municipal
Foto: Flávio Sardou
Programação segue até sexta-feira (1º), na Galeria de Arte Hindemburgo Olive, no Centro Macaé de Cultura
Apresentação de manifestações artísticas e de talentos da rede municipal são finalidades da "II Mostra de Arte: a diversidade brasileira e a arte contemporânea", que segue até sexta-feira (1º), na Galeria de Arte Hindemburgo Olive, no Centro Macaé de Cultura. Dezenas de alunos da rede municipal de ensino apresentam trabalhos de pintura, esculturas, desenhos artísticos e releituras de musicais.
A exposição é uma culminância dos trabalhos artísticos dos alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental de 20 unidades municipais da área central e da Serra. A programação conta com apoio do Solar dos Mellos e da Fundação Macaé de Cultura. A produção também é marcada por trabalhos que retratam a diversidade e a contemporaneidade da sociedade, além do tema “Macaé 200 anos”. Os professores também têm sua vez com exposição de trabalhos no “Cantinho do Mestre”.
O evento recebe visitas de estudantes, responsáveis, comunidade escolar e o público. A abertura da programação aconteceu na terça-feira (29), com apresentações do Hino Nacional e de um vídeo do Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão. O público também teve oportunidade de cantar ao som do músico e professor Jorge Benzê e do grupo de contadores de histórias da rede municipal HistoriArte. O dia também foi marcado pela declamação do poema “Tem gente com fome” de Solano Trindade e a musicalidade do coral do Colégio Aplicação (CAp).
Entre os alunos mais entusiasmados estavam os do Colégio Municipal Pedro Adami, em Glicério. Além de apreciar o trabalho exposto na mostra, o grupo também produziu máscaras africanas e pinturas voltadas para a releitura da artista plástica Tarsila do Amaral. As alunas Soraia de Paula, Laís da Silva, Thamiris Xavier, Stefanie Marins e Lidiane Soares fizeram questão de comparecer à mostra. “Amamos as aulas de Educação Artística e nos empenhamos para fazer as máscaras e outras produções que são sucesso na nossa escola”, contaram.
O professor de Artes, Júlio Dias, ressaltou que esta é uma excelente oportunidade para destacar as habilidades dos alunos. Outros estudantes que arrancaram aplausos do público foram os do Colégio Municipal Elza Ibrahim, Yuri Martins e Genilson Brito. Os integrantes da oficina de grafite da unidade confeccionaram uma tela voltada para a diversidade. “Sou apaixonado por grafite e todo tipo de arte. É uma honra fazer parte desta mostra”, falou Yuri.
A produção também consiste em trabalhos que retratam a diversidade e a contemporaneidade da sociedade, além do tema “Macaé 200 anos”. De acordo com os coordenadores de arte da rede municipal de ensino, Wiverson Cardoso e Sandro Frota, a intenção é valorizar o talento dos alunos e dos professores, que se empenharam para confeccionar materiais artísticos.
A subsecretária de Ensino Fundamental, Rosângela Lobo, frisou que programações como estas movimentam professores, alunos e profissionais das escolas municipais com a finalidade de trabalhar potencialidades e revelar talentos.
A programação prossegue, na manhã desta quarta-feira (30), com apresentação musical dos estudantes da unidade Maria Isabel Damasceno Simão. À tarde, haverá apresentações de vídeos e de canto. A programação deste dia conta ainda com abordagem quanto à cultura, identidade, diversidade cultural brasileira, e questões sobre o que é cultura.
Na sexta-feira (1º), a mostra será marcada pela apresentação do vídeo “Alabê de Jerusalem” de Altay Veloso, às 9h. Às 15h, o evento ficará por conta do coral dos estudantes da Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira. Ainda no turno da tarde, os alunos do Colégio Municipal Maria Letícia Peçanha prometem encantar o local com a banda de Música Popular Brasileira e Violões.