Educação: inscrições para Projovem Urbano terminam dia 29
Terminam na sexta-feira (29) as inscrições para participar do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano. São oferecidas cerca de 100 vagas nos núcleos do colégios municipais Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo, no Aeroporto, e Balneário Lagomar, no turno da noite. Os interessados devem se inscrever nas duas unidades municipais de ensino.
O Projovem Urbano é direcionado aos jovens com idade entre 18 e 29 anos que sabem ler e escrever e não concluíram o Ensino Fundamental. Na oportunidade, eles também terão acesso à qualificação profissional.
O projeto é desenvolvido pelo governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A programação pedagógica consiste em um curríc ulo integrado que desenvolve a formação básica, qualificação e participação cidadã.
Para se cadastrar o interessado deve apresentar os seguintes documentos; carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e escolar. Caso não possua o comprovante de escolaridade, o aluno poderá se candidatar mediante aprovação em um teste de pré-matrícula.
Entre as atividades do projeto estão apoio técnico e financeiro para oferta e desenvolvimento de cursos de qualificação, além de auxílio financeiro mensal aos jovens atendidos. Os alunos participantes que apresentarem 75% de frequência e entregarem, no mínimo, 75% dos trabalhos solicitados, vão receber uma bolsa mensal de R$ 100.
Os cursos, intitulados arcos ocupacionais, são independentes à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e vão abranger áreas de aperfeiçoamento ligadas à Administração, Indústr ia, Comércio e Hotelaria.
De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, esta será mais uma oportunidade de contribuir com a formação cidadã dos jovens macaenses. “A rede municipal de ensino já conta com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), mas o projeto Projovem Urbano visa à elevação da escolaridade “, pontua.
Satisfeita com o curso, a estudante Vanessa da Silva Oliveira, 20 anos, diz que não pensou duas vezes para se inscrever. “Quero melhorar minha vida profissional. Trabalho em uma lanchonete. Esta é minha chance de terminar o Ensino Fundamental e tentar um trabalho na área administrativa”, finaliza.