Educação intensifica ações para saúde do aluno
Para intensificar atividades voltadas para a saúde do escolar, a prefeitura desenvolve o programa de combate à pediculose do couro cabeludo causado pelo Pediculus capitis, popularmente conhecido como piolho. O objetivo do ensino municipal é orientar e reforçar o combate ao piolho nos estudantes das unidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental.
O trabalho é fruto de uma parceria das equipes do Programa de Homeopatia e Práticas Integrativas, vinculado à Saúde Coletiva, em conjunto com a subsecretaria de Educação, Saúde, Cultura e de Meio Ambiente da secretaria de Educação.
A visita da equipe do programa é agendada de acordo com as solicitações dos dirigentes de escolas, que mediante o interesse, procuram a coordenação de Saúde do Escolar, na sede da secretaria de Educação.
Durante a realização da campanha, são distribuídas gotas homeopáticas de combate ao piolho e destacadas orientações preventivas. Além disso, a equipe que atua na coordenação do Programa Saúde do Escolar (PSE) também transmite informações sobre eliminação dos piolhos, como mais higiene, pentes e produtos ideais.
- Essa é uma iniciativa que destaca a importância do Programa Saúde na Escola (PSE), promovendo ações de prevenção, palestras, oficinas e atividades no ambiente escolar. O aparecimento do piolho pode até mesmo implicar prejuízos na concentração e no empenho do estudante em sala de aula. Além disso, o trabalho interdisciplinar visa proporcionar uma melhor qualidade de vida a todos – disse a secretária de Educação, Lúcia Thomaz.
O piolho do couro cabeludo (Pediculus humanus capitis) é um inseto que se alimenta do sangue das pessoas e reproduz-se com rapidez. Transmitido de uma pessoa para outra, ele se instala na base do cabelo, onde deposita seus ovos - as lêndeas -, fáceis de serem reconhecidas e que se diferem da caspa porque ficam grudadas no pelo.
A infestação ocorre mais em crianças, principalmente porque, ao frequentar a escola, estão em contato com grupos maiores. Transmitido de uma pessoa para outra, ele se instala na base do cabelo, onde deposita seus ovos, as lêndeas. Os principais sintomas são coceira intensa no couro cabeludo, feridas causadas pelo ato de coçar, marcas visíveis deixadas pelas picadas de inseto, além de aparecimento de ínguas e infecções secundárias nos casos mais graves de infestação.