logo

Educação: MEC encaminha material para Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

27/06/2013 10:58:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Moisés Bruno

Acompanhamento da aprendizagem das crianças é uma das prioridades da educação

Contribuir com as intervenções pedagógicas mediante à alfabetização de estudantes até oito anos de idade, ao final do 3º ano de escolaridade, é uma das finalidades do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que encaminhou para a rede municipal de ensino material específico do Ministério da Educação (MEC) aos professores alfabetizadores e orientadores de estudo.

A intenção é que os materiais também ajudem nos processos de avaliação e acompanhamento da aprendizagem das crianças desta faixa etária e melhor planejamento didático. O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até esta idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Com a adesão de Macaé no Pacto, as propostas são alfabetizar todas as crianças em Língua Portuguesa e em Matemática e realizar avaliações anuais universais aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), junto aos que concluem o 3º ano do ensino fundamental. Macaé conta com 16 tutores de estudo responsáveis pelas orientações específicas aos professores dos 1º, 2º e 3º dos anos de escolaridade da rede municipal. Eles participam de curso de formação na Universidade Federal do de Janeiro (UFRJ).

O Pacto está previsto no decreto federal 6.094, de 24/04/2007, que diz respeito ao Plano Nacional de Educação. A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, pontua que as ações do PNAIC visam o desenvolvimento do trabalho pedagógico. Para isso, são trabalhados quatro princípios. São eles: “O Sistema de escrita alfabética”,“Desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos”,“Conhecimentos provenientes de diversas áreas da sociedade”, além da “ Ludicidade e o cuidado com as crianças”.

De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, além da capacitação dos tutores, que são multiplicadores de informações, as atividades fazem diferença nas escolas. “O professor alfabetizador tem função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. O positivo é que os professores participantes dos cursos reforçam suas atividades e compartilham vivências em prol da melhoria do ensino municipal. A intenção é reforçar o processo ensino-aprendizagem”, conclui.