logo

Educação mobiliza professores para Dia Nacional do Surdo

16/09/2015 17:10:00 - Jornalista: Joice Trindade

Até o final deste mês, a rede municipal de ensino vai desenvolver atividades voltadas para a programação "Setembro Azul", em comemoração ao Dia do Surdo (26). Para isso, professores das 45 salas de recursos multifuncionais participaram nesta quarta-feira (16) da abertura das atividades no auditório da Secretaria de Educação.

A ocasião foi marcada pela palestra sobre a importância do “Setembro Azul” e sensibilização dos educadores. Hoje a rede municipal conta com 61 alunos que apresentam surdez/deficiência auditiva. O município também conta com 17 profissionais de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e intérpretes.

Na formação desta quarta-feira, quatro alunos do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel que apresentam surdez/deficiência auditiva participaram da oficina. A intérprete de libras da unidade, Denise Oliveira Machado, dinamizou a roda de perguntas feitas pelos participantes. A proposta, segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, é primar pelo desenvolvimento e formação integral do aluno, respeitando suas especificidades.

A coordenadora da Educação Especial, Regina Signe, ressaltou que a Secretaria de Educação está mobilizando as unidades municipais de ensino para as propostas do “Setembro Azul”, que são esperança, luta, orgulho, respeito e sensibilidade.

Durante a oficina, o Subsecretário de Educação e Atendimento Especializado ao Escolar, Adriano Marques, disse que a inclusão é fundamental. “As formações são ferramentas valiosas para melhor tratarmos do desenvolvimento dos estudantes das salas de recurso. Quero parabenizar a todos que atuam nas salas de recursos”, disse.

A equipe da Educação Especial convidou os professores a mobilizar alunos para participar da Olimpíada da Pessoa com Deficiência (Olimpede), que será realizada entre os dias 16 e 18 de outubro, em Volta Redonda (RJ). A programação é considerada o maior evento esportivo de inclusão social para pessoas que apresentam deficiências no Brasil. O objetivo é garantir a integração social, desenvolvimento das possibilidades físicas e melhor estima.

Programação - O "Setembro Azul" é reconhecido por ser um marco histórico das lutas e conquistas dos surdos. Para lembrar a importância da data, acontece no dia 25 (sexta-feira), a partir das 9h, uma programação diversificada na sede do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, considerada escola polo, localizada no Miramar, para alunos do 6º ao 9º ano com deficiência auditiva/surdez.

Na oportunidade, alunos da unidade participarão de palestras e apresentações de dança, teatro e musicais. De acordo com a coordenadora da área de surdez da Subsecretaria de Educação e Atendimento Especializado ao Escolar, Elioenai Duarte, o dia será especial não apenas para os cerca de 20 estudantes com surdez ou deficiência auditiva, mas para toda a comunidade escolar. Outra unidade que também vai promover encontros específicos é Colégio Municipal Lions, outra escola polo, situada no bairro da Glória, que atende cerca de dez alunos com surdez.

Segundo dados da rede municipal, cerca de 530 alunos são beneficiados pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) no ensino. O Atendimento Educacional Especializado em Macaé assiste estudantes que apresentam deficiências físicas e múltiplas, autismo, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.