logo

Educação organiza Feira das Ciências nas escolas municipais

24/04/2014 17:54:00 - Jornalista: Joice Trindade

Com a finalidade de enaltecer os talentos e senso de investigação dos estudantes do ensino municipal, a rede municipal está se preparando para realizar o projeto da Feira das Ciências. A intenção é envolver os alunos dos segmentos de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio ainda neste primeiro semestre. A programação faz parte do calendário letivo. As feiras serão organizadas dentro das próprias escolas para motivar o aprendizado dos alunos e despertar o interesse pela ciência.

Para orientar aos educadores quanto à realização das feiras, a equipe pedagógica da secretaria de Educação (integrantes da subsecretarias de Ensino Fundamental e de Educação na Saúde, Cultura e Esportes e do Programa Saúde na Escola) está visitando as escolas municipais com o objetivo de orientar, divulgar e estimular os educadores quanto a importância de pesquisas e projetos científicos.

Diante da realização das feiras de ciências, os melhores trabalhos serão selecionados para participar da Feira de Ciências de Macaé (FECIMAC), que vai acontecer no segundo semestre, em data que ainda está sendo definida.

FECIMAC - A realização da FECIMAC em Macaé é fruto de um projeto que foi selecionado e aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O CNPq oferece bolsas e prêmios com o objetivo de cumprir o papel de instrumentos de divulgação e valorização da política de desenvolvimento científico e tecnológico, contribuindo para uma articulação efetiva com entidades parceiras dos setores público e privado, integrando, assim, estudantes e pesquisadores que representam as cadeias de produção de ciência, tecnologia e inovação.

De acordo com a coordenadora de Meio Ambiente da secretaria de Educação, Denise Motta, o projeto foi elaborado com a intenção de proporcionar à comunidade escolar um espaço de incentivo, criatividade, iniciação científica e inovação tecnológica. A ação também vai criar grupos de pesquisas com a proposta de ampliar o engajamento no movimento voltado para investigação científica nas diversas áreas do conhecimento.

Com as apresentações, as escolas municipais também poderão escolher os melhores projetos para se cadastrar na coordenação de Meio Ambiente da Subsecretaria de Educação na Saúde e agendar apresentações em feiras científicas no município e no estado do Rio de Janeiro.

Segundo a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, tanto as feiras de Ciências quanto a FECIMAC têm as propostas de destacar experiências e pesquisas desenvolvidas com os alunos nas salas de aula e laboratórios para divulgação de ciência na comunidade escolar. No primeiro semestre letivo e no decorrer desta semana, as feiras de ciências foram organizadas dentro das próprias escolas da modalidade fundamental para motivar o aprendizado dos alunos e divulgar temas científicos.

- O projeto feiras das ciências se consolidou no ensino municipal por apresentar ações desenvolvidas nas salas de aula, que instigam a curiosidade e observação dos estudantes. Para esta programação, os educadores exerceram papel fundamental de orientar os seus alunos na busca de informações e oferecer elementos ideais para o desenvolvimento das pesquisas -, finalizou a secretária de Educação.