Educação participa de Conferência Estadual de Educação
O ensino de Macaé está na pauta da II Conferência Estadual de Educação do Rio de Janeiro (CONAERJ), que termina neste domingo (29). A programação, que acontece no Rio de Janeiro, conta com a participação de instituições educacionais e de demais setores da sociedade com o objetivo de promover debates sobre as propostas apresentadas nos sete eixos temáticos do Documento Referência da CONAE 2014.
O contexto educacional de Macaé também será destacado no evento, que conta com a presença da secretária de Educação, Lúcia Thomaz, além de alguns representantes das subsecretarias de Educação e do Fórum Municipal de Educação (FME). Participam da conferência delegados eleitos na conferência intermunicipal, que aconteceu nos dias 3 e 4 de agosto e reuniu Rio das Ostras, Carapebus, Quissamã, Casimiro de Abreu e Macaé.
São eixos dos encontros: “O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação”; “Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos”; “Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente”; “Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem”.
Na lista também serão discutidas proposições voltadas para os seguintes assuntos: “Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social”, “Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho” e “ Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos.
A II CONAERJ, realizada pelo Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro, é a continuidade das conferências já realizadas nos municípios do estado, como Macaé. A intenção é enfatizar trabalhos e propostas que terão sequência de debates no mês de fevereiro de 2014 , período em que acontecerá a Conferência Nacional de Educação (CONAE) em Brasília.
Segundo a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, a participação de Macaé reforça os debates que visam ao processo de consolidação e sistematização das deliberações e encaminhamentos. Ela afirmou que a participação de representantes do município mostra o comprometimento de Macaé e a democratização do ensino, além de estabelecer as ações, planejamento e formulação dos projetos políticos-pedagógicos.
- Todo o trabalho resultará na elaboração do documento-base, que será estruturado em dois volumes e apresentado no início da II CONAE. A conferência é um espaço democrático aberto pelo poder público para que toda a sociedade brasileira possa participar das definições sobre a educação nacional, apresentando proposições para os diferentes níveis e modalidades educacionais - disse.
FÓRUM - Para tratar da reformulação do regimento interno, os representantes do Fórum Municipal de Educação (FME) vão se reunir na próxima terça-feira (1º de outubro) com representantes da rede municipal de ensino e outros órgãos. O FME é um espaço prioritário e indispensável de participação da sociedade na construção das políticas educacionais.