Educação: professores do 6° ao 9° ano recebem capacitação
Professores de Português, Matemática, Inglês, Ciências e Educação Física participaram esta semana da formação do segundo semestre no Centro de Formação Carolina Garcia, no Colégio Municipalizado Professora Maria Isabel Damasceno Simão. Um dos objetivos foi a troca de experiências e vivências dos profissionais que estão nas escolas da rede, sempre unindo a teoria com a prática. As formações são ministrada uma vez por mês, abordando temas pertinentes de cada segmento por sete formadores da Secretaria de Educação.
Segundo a formadora de Língua Inglesa do 6° ao 9° ano, Liliane Fonseca, os professores conseguem debater os conteúdos a serem aplicados em sala de aula unificando as informações e a dinâmica de aprendizagem. "Todas as atividades ministradas são lúdicas, facilitando o entendimento do aluno, já que o inglês não é a língua que eles dominam. Os professores participaram de uma dinâmica, onde a ideia foi proporcionar uma primeira aproximação da língua inglesa de forma lúdica significativa, com abordagem dos assuntos por meio de leitura, textos e audições de músicas, entrevista, filmes e desenhos, atividades com abordagem e participação em grupo e dupla como cruzadinhas, caça palavras, dominó entre outros jogos", disse, acrescentando que a interpretação de texto é feita através de imagens que auxiliam na compreensão do tema e no vocabulário.
Para a formadora de Educação Física do 6° ao 9° ano, Sandra Bareta, a formação é um espaço de troca. "Hoje, na rede, temos cerca 70 profissionais de Educação Física que trabalham, diariamente, nas 20 escolas de Ensino Fundamental de 6° ao 9° ano. Durante a formação de agosto, nosso objetivo foi refletir sobre a importância, valorização e resgate do brincar, vivências e atividades práticas, sugerindo a adaptação de objetos para criação de novas atividades, resgate das brincadeiras antigas como estratégia pedagógica através das obras de arte do artista plástico, Ivan Cruz que pintou telas com vários tipos de brincadeiras, retratando o jogo da peteca, telefone de lata, jogo com pião, ciranda, amarelinha, pular co rda, pelada entre outras, além do conhecimento do Caderno de Orientação Curricular de Educação Física (3° bimestre)".
As formações continuadas promovem mudanças na postura do profissional e nas práticas pedagógicas dentro das escolas da rede, com base no Caderno de Orientação Curricular (COC) do município de Macaé. De acordo com a coordenadora pedagógica do 6° ao 9° ano do fundamental, Vanessa Arenari, as formações reciclam os profissionais com competências, dotados de fundamentação teórica consistente e com capacidade de analisar, refletir e criticar os aspectos que compõe e influenciam o contexto escolar, dando qualidade pedagógica ao ensino. "A formação continuada é um pré-requisito básico para transformação do professor que, através do estudo, pesquisa e reflexões constante, vão adquirindo novas concepções proporcionadas pelos programas de formação. O professor não consegue mudar seu modo de pensar o fazer pedagógico se ele não tiver oportunidade de vivenciar novas experiências, novas pesquisas e novas formas de ver e pensar a escola".