Educação promove formação continuada para professores
Foto: Guga Malheiros
Fortalecer o processo ensino aprendizagem é objetivo dos cursos de formação
A rede municipal continua investindo nas formações continuadas, que acontecem uma vez ao mês no Centro de Formação Carolina Garcia, dentro do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão. A capacitação é direcionada a profissionais como professor, professor orientador, de Educação Física, integrador e orientador pedagógico do Ensino Fundamental. A rede municipal cumpre as exigências do Ministério da Educação (MEC), que prevê formação para os professores que atuam na pré-escola da Educação Infantil.
O objetivo é propor reflexões e vivências dentro das práticas pedagógicas dos segmentos, visando o desenvolvimento dos alunos. A capacitação em serviço do Ensino Fundamental é ministrada por 15 formadores nos turnos da manhã e da tarde, atendendo 35 turmas com cerca de 700 profissionais das escolas da rede, durante o horário de planejamento determinado pela legislação federal.
Para o secretário de Educação, Guto Garcia, a formação é uma das ações da gestão de trabalho. Ele lembra que a rede municipal está cumprindo o que prevê o Plano Nacional de Educação (PNAIC), que estabelece a idade de oito anos para o aluno estar plenamente alfabetizado.
"Os alunos precisam cursar o quarto ano de escolaridade lendo e escrevendo e prontos para adquirir outras competências. Macaé cumpre uma das responsabilidades do Pacto Nacional de Educação desde o início do primeiro semestre letivo, atendendo os professores do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental, dentro da formação mensal", disse Guto.
Recentemente, os profissionais de Educação Física trabalharam a disciplina por meio do movimento, articulando o trabalho às demais áreas de conhecimento, tendo como base o Caderno de Orientação Curricular do município.
Formação capacita professores para preparar alunos para Prova Brasil
Os profissionais que atuam com as 12 turmas de "Correção de Fluxo" trabalharam a proposta de avanço do aluno dentro das competências previstas. Os profissionais que trabalham com alunos do quinto ano do fundamental fizeram formação voltada para "Prova Brasil", quando foram executadas atividades que serão entregues para serem desenvolvidas com os alunos dentro das dificuldades apresentadas.
Os professores de primeiro ao quarto ano do fundamental, os professores orientadores e orientadores pedagógicos trabalharam a compreensão e as especificidades do ensino da arte nas diferentes linguagens artísticas (artes visuais, dança, música e teatro). Também foram abordadas questões como reflexão sobre os desafios e possibilidades do ensino da arte no contexto escolar e compreensão e importância do ensino da arte buscando a interdisciplinaridade no processo de elaboração das intervenções pedagógicas.
Segundo umas das formadoras, Eliane Salgado, que faz parte da coordenação pedagógica do Ensino Fundamental, os cursos promovem um trabalho unificado. "Queremos nossos profissionais trabalhando junto, atendendo às demandas da rede e as especificidades das turmas e dos alunos. Dentro das formações temos o espaço da troca de experiências, positivas e negativas, além de ser um espaço de reflexões e formação efetiva", explicou.