Educação: rede municipal recebe dados do Saerjinho-2013
Foto: Maurício Porão
Em novembro, a rede municipal de ensino vai adotar a avaliação somativa intitulada Saerj
As informações quanto ao novo Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerjinho-2013) chegaram à rede municipal de ensino para tabulação (análise de dados). A primeira fase foi aplicada no mês de abril, para os alunos dos 5º e 9º anos de escolaridade. A avaliação foi corrigida pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Esta prova é diagnóstica e visa conhecer o sistema educacional do município. Na região, a aplicação teve adesão em Macaé, São Francisco do Itabapoana, Cambuci, Conceição de Macabu e São Fidélis.
No município, o Saerjinho vai substituir a Provinha Macaé, no entanto, a rede municipal contará ainda com a aplicação da Prova Brasil, que é aplicada pelo governo federal. Em novembro, a rede municipal de ensino vai adotar a avaliação somativa intitulada Saerj. A prova, que será realizada no último bimestre do ano letivo, abrangerá o resultado global das redes municipais que aderiram ao sistema que vai apresentar o Índice de Educação Estadual do Rio de Janeiro (Iderj).
Na rede municipal de ensino, a avaliação foi aplicada em 1.553 alunos de 50 turmas do 9º ano de escolaridade e num total de 2.843 alunos de 111 turmas do 5º ano. A prova consistiu em quatro modelos diferentes e contou com 22 questões de Matemática e 22 de Língua Portuguesa.
O Caderno de Provas está servindo para as escolas municipais participantes utilizarem como mecanismo pedagógico nas salas de aula junto aos alunos, principalmente nas aulas de Língua Portuguesa e Matemática
A avaliação Saerjinho, fruto da parceria entre a Prefeitura de Macaé e a Secretaria Estadual de Educação, segue a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O objetivo da prova é assegurar o processo de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental e contribuir com a melhoria da qualidade do mesmo.
O sistema de avaliação existe desde 2008 e foi instituído pela Secretaria do Estado do Rio de Janeiro, para monitorar o padrão de qualidade do ensino e colaborar com a melhora da qualidade da educação. Os resultados de avaliações em larga escala como o Saerj apresentam informações importantes ao planejamento de medidas em todos os níveis do sistema de ensino e funcionam como subsídio para ações destinadas a garantir o direito do estudante a uma educação de qualidade.
O Saerj compreende dois programas de avaliação: “Avaliação Diagnóstica do Desempenho Escolar” e o “Avaliação Externa”. Embora com perspectivas diferentes, os resultados dessas avaliações são complementares e, para que possam fazer a diferença na qualidade da educação oferecida, devem ser integrados ao cotidiano do trabalho escolar.