logo

Educação: rede municipal se prepara para aplicação do Saerj

17/10/2013 11:46:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão

Avaliação diagnóstica tem previsão para acontecer entre os dias 29 e 31 de outubro

A equipe pedagógica da rede municipal de ensino está recebendo orientações quanto à aplicação do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj). A avaliação diagnóstica tem previsão para acontecer entre os dias 29 e 31 de outubro. Para realização da prova, a coordenação pedagógica da subsecretaria de Ensino Fundamental realiza encontros com os dirigentes das unidades escolares.

A prova, que vai envolver 4.352 alunos das turmas do 5º e do 9º anos do Ensino Fundamental e do 3ª ano do Ensino Médio, vai acontecer nas 52 unidades municipais da área central e serra. Instituído pela secretaria de Estado, o programa tem como finalidade monitorar o padrão de qualidade do ensino e colaborar com a melhora da qualidade da educação.

O exame tem como objetivo avaliar os alunos nas disciplinas de Português e Matemática e também visa analisar as habilidades que eles desenvolveram a partir dos conhecimentos adquiridos em todo o período escolar. As provas de Língua Portuguesa vão ter foco em leitura. As de Matemática buscam testar os alunos na resolução de problemas.

A prova, que será realizada neste último bimestre do ano letivo, abrangerá o resultado global das redes municipais que aderiram ao sistema e, posteriormente, vai apresentar o Índice de Educação Estadual do Rio de Janeiro (Iderj).

Os resultados de avaliações em larga escala como o Saerj apresentam informações importantes para o planejamento de medidas em todos os níveis do sistema de ensino e funcionam como subsídio para ações destinadas a garantir o direito do estudante a uma educação de qualidade.

De acordo com a subsecretária de Ensino Fundamental, Rosângela Lobo, o Saerj compreende dois programas: o de Avaliação Diagnóstica do Desempenho Escolar e o de Avaliação Externa. “Os resultados de avaliações como estas são complementares. A intenção é contribuir com a qualidade de ensino oferecida”, finaliza.