logo

Educação: rede municipal segue com atividades do Proerd

15/10/2013 11:25:00 - Jornalista: Joice Trindade

Estudantes da educação infantil e do Ensino Fundamental da rede municipal participam, até o mês de novembro, do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd). A programação, ação integrada da secretaria de Educação e o 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM), visa prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, ajudá-los a reconhecer pressões e influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resistência.

As atividades do programa proporcionam conotação diferente às aulas das unidades municipais Coquinho, Neuza Goulart Brizola, Lions, Antônio Alvarez Parada, Eda Daflon e Ciep Municipalizado Maringá. As ações são realizadas, semanalmente, nas escolas nos turnos da manhã e tarde, conforme agenda da coordenação do programa.

O programa, que entra na reta final, continua mobilizando alunos, pais e educadores em palestras e dinâmicas que visam levar a prevenção em relação a temas como violência, drogas e bullying. A formatura de mais de 600 alunos participantes está prevista para o dia 3 de dezembro, às 9h, no Ginásio Juquinha.

Para os alunos da modalidade de Ensino Fundamental e do programa Correção de Fluxo (alunos com distorção idade-ano de escolaridade) são enfocados temas como “Segurança Pessoal”, “Respeito ao trânsito e placas”, “Cuidado com o oferecimento de dinheiro por estranhos”, “Prudência diante de lugares estranhos”, “Resistência a ligações e oferecimento de caronas por parte de estranhos” que são apresentados em sete escolas municipais. Já para Educação Infantil, a abordagem é destacada com dinâmicas e apresentações de imagens para melhor identificação dos pequenos alunos.

De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o Proerd é a prova da preocupação com a qualidade de vida e segurança dos alunos. “O programa mobiliza alunos, profissionais da Educação, instrutores e familiares. Os estudantes que participam do programa são estimulados quanto à leitura, escrita e a produção de redações e desenhos alusivos aos assuntos tratados durante as aulas do programa. Esta é mais uma forma de primar pela formação da cidadania e de valores”, salienta.

Segundo os instrutores, sargentos Yassuda Kobayashi e José Francisco de Oliveira Júnior, desde que foi implementado na rede municipal, o Proerd alcança resultados positivos. “Percebemos a mudança de comportamento dos alunos e o interesse pelo tema prevenção. Agradecemos a parceria com a subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esportes", diz Kobayashi.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd) segue o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), previsto na Lei 8.069/90.