Educação: resultado de concurso de slogan sai na quarta-feira
Foto: Moisés Bruno
Livro didático é fundamental para o progresso do aluno no processo ensino-aprendizagem
A rede municipal de ensino divulga nesta quarta-feira (2) no auditório 31 da secretaria de Educação, a relação oficial dos alunos premiados no concurso de slogan, voltado para a importância do livro didático e para a homenagem aos professores dos estudantes vencedores.
Durante a programação, os profissionais de ensino serão lembrados pelo trabalho diário junto aos livros didáticos e as intervenções pedagógicas, que levam a formação ampla do estudante-leitor.
As atividades realizadas neste concurso fazem parte do projeto "Pratique Cidadania, Cuide Bem do seu Livro Didático", que tem como objetivo sistematizar as ações das escolas relativas ao cuidado, conservação e devolução do livro didático.
A programação desenvolvida pela Coordenação do Programa do Livro da subsecretaria de Ensino Fundamental visa não apenas envolver alunos do 2º ao 9º anos, mas também professores que sensibilizaram os estudantes pelo trabalho "Livro Didático e Interfaces na Formação do Aluno Leitor 2013".
Para participar do concurso, as escolas municipais interessadas promoveram concursos internos, ou seja, campanhas educativas, que selecionaram dois estudantes de cada segmento.O concurso teve a abrangência para a categoria I (2º ao 5º ano) com a temática “Livro Didático. Devolver é legal”. Já a categoria II conta com estudantes do 6º ao 9º ano e segue o enfoque central “Livro Didático. Cuidar para preservar”.
Os slogans foram avaliados por uma comissão julgadora formada por representantes da secretaria de Educação, que seguiram os critérios originalidade e criatividade. Os quatro alunos vencedores do concurso ganharão um kit didático com livros de literatura e brindes como materiais como pasta, estojo e canetas.
Segundo a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, a programação integra professores e alunos em uma campanha positiva em prol do livro. “Este concurso representa a valorização do trabalho pedagógico na escola, que deve ser replicado por outros profissionais”, disse
A campanha segue as exigências legais de utilização do livro didático durante três anos e a resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Confeccionado com uma estrutura física resistente, cada exemplar tem durabilidade prevista de três anos, ou seja, deve ser utilizado por três estudantes em três anos consecutivos.
A coordenação do Livro Didático assinala que neste ano letivo de 2013, os alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental irão devolver os livros didáticos reutilizáveis para serem usados por outros alunos em 2014, o que de acordo com a coordenadora do Livro Didático, Roze Thomaz, caracteriza a importância do tema “Devolver é legal”.
Já para os alunos do 2º segmento do Ensino Fundamental será o último ano de utilização, fator que enfoca a temática do concurso “Cuidar para preservar”, considerando o cuidado que todos devem ter com o livro didático e com os impactos, envolvendo seu descarte, no meio ambiente.