Educadores promovem III Jornada da Orientação Pedagógica
Os orientadores pedagógicos da rede pública vão participar, na quarta-feira (9), das 8h às 17h, da III Jornada da Orientação Pedagógica, no auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária. O evento é considerado um dos mais importantes para os profissionais desta área. O objetivo é possibilitar troca de vivências e conhecimentos que possam transformar o ambiente escolar. A expectativa é receber cerca de 200 participantes de Macaé, Rio das Ostras, Campos e Araruama.
Com o tema "Educar para ampliar olhares, diversificar saberes e superar a violência", a proposta da rede municipal é que os participantes compartilhem intervenções e experiências que contribuam no processo educacional. A programação será marcada por debates e conferências com palestrantes consagrados como o mestre em Ciências Sociais e professor Paulo Henrique Dantas, responsável pela temática "A educação para a diversidade em tempos de violência".
Também haverá a mesa redonda "A criança enquanto sujeito de direito e deveres". A ocasião contará com Marcelo Maurício dos Santos, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), Jacks Cavalcante (assistente social do CMDDCA) e Maria de Lourdes Felix Froede (psicóloga do Ministério Público). A mesa terá como mediadora a orientadora pedagógica Débora Teixeira.
Ainda no turno da manhã, a jornada será marcada pela musicalidade e talento da Orquestra de Violões, representante do Colégio Municipal Raul Veiga. Também haverá momentos para perguntas, em que os participantes poderão dialogar sobre o tema proposto e a realidade educacional.
No turno da tarde, o musical "Um Bem-te-vi" de Manoel Barros será apresentado pela aluna do Ciep Municipal Maringá Jhúlia Barcellos Soares. A apresentação, que promete muita emoção, será conduzida pela professora da rede municipal Fabíola Barcellos.
A palestra "Violência doméstica e familiar: suas implicações no ambiente escolar", vai marcar a jornada. O tema será ministrado pelas doutoras Jane Estanislau Roriz e Ilanna Pacheco e pelos representantes do Centro Especializado de Assistência à Mulher.