Eleitor do Futuro: alunos são diplomados
Foto: Ana Chaffin
Prática da cidadania é abordada em programa
Alunos representantes dos partidos vencedores do projeto "Eleitor do Futuro" foram diplomados nesta quarta-feira (23) no Teatro Municipal de Macaé. Em clima de vitória, os estudantes receberam certificados atestando que eles foram eleitos pelas turmas do nono ano do Ciep Municipal Maringá (Campo do Oeste), Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão (Centro), Escola Municipal Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol) e Ciep Municipal Leonel de Moura Brizola (Barra).
Com a realização do programa, a Escola Judiciária Eleitoral reconheceu Macaé por superar as metas do indicador estratégico de apoio às ações socioeducativas. O "Eleitor do Futuro" tem como objetivos ampliar, capacitar e mobilizar jovens e futuros eleitores ao exercício livre e consciente do direito de votar e ser votado.
Entre os diplomados estavam os alunos Dominiky Souto (Leonel de Moura Brizola), Haylana Souza (Ciep Municipal Maringá), Matheus Ribeiro (Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão) e Victor Hugo Paes (Polivalente Anísio Teixeira). "Estamos muito felizes. Gostamos de fazer parte desta eleição. Desde os comícios, atuação dos mesários e apuração. Tudo foi muito movimentado. Ganhamos títulos eleitorais fictícios. Muitos, assim como eu, se animaram em tirar o título quando completar 16 anos", conta Haylana.
A solenidade da diplomação contou com o secretário de Educação, Guto Garcia, que representou o prefeito de Macaé, Dr Aluizio. Participaram Brunella Amorim Pagotto, analista judiciária e chefe da 254ª zona eleitoral; Ingrid Carvalho, representante da juíza da 254ª zona eleitoral; além de Thiao Amerio, presidente da Comissão OAB Jovem de Macaé.
"Parabenizo a todos que se comprometeram com este trabalho. Vimos a consciência política e cidadã dos alunos ao se mobilizar nas eleições e aprender o que é partido político. A expectativa é que outras escolas do Ensino Fundamental também se mobilizem futuramente neste projeto", ressaltou o secretário de Educação.
Para Brunella Pagotto, a dedicação da equipe da Secretaria de Educação e dos estudantes comprova que Macaé se destaca no estado por ser uma das poucas cidades selecionadas pela Escola Judiciária que apresentou uma adesão expressiva de alunos no projeto. "Todos os alunos envolvidos no projeto podem fazer a diferença. Com certeza plantamos a semente da cidadania", explica.
Alunos entregam sugestão sobre saúde e educação
Durante a programação, os alunos entregaram ao secretário de Educação a carta de intenções com o objetivo de atrair olhares para as sugestões da comunidade escolar. O aluno Cláudio Gabriel Lerípio, do Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno, pontuou as propostas apresentadas na carta de intenções do partido "Esporte, Lazer e Integração da Comunidade Escolar". "Não pensamos apenas em benefícios para os alunos de nossa escola, mas para toda a população, com o reforço de atividades esportivas nas praças de bairros e região serrana", conta o jovem de 15 anos.
Projeto - Antes da diplomação, os integrantes dos partidos "Vida e Saúde", "Liberdade, Respeito e Dignidade", "Esporte, Lazer e Integração da Comunidade Escolar", "Segurança Pública e Combate à Violência", "Educação, Profissionalização e Cultura" passaram pelo processo eleitoral que foi marcado por comícios, debates, produção de material gráfico na campanha e oficinas.
O "Eleitor do Futuro" é uma parceria da 254ª Zona Eleitoral de Macaé, Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro com a Secretaria Municipal de Educação de Macaé.