logo

Encontro do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa segue neste sábado

12/09/2013 15:29:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Moisés Bruno

Professores alfabetizadores participantes vão discutir neste mês 'Gêneros Textuais'

Retornam neste sábado (14) as atividades referentes ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) nos polos das unidades municipais Wolfango Ferreira e Nosso Senhor dos Passos, às 8 horas. A partir deste mês, os encontros vão acontecer em datas diferenciadas para os professores alfabetizadores participantes. Na terça-feira (10), a reunião foi realizada na sede da secretaria de Educação.

O cronograma de encontros no Colégio Municipal Aroeira será no dia 28. O tema central da programação deste mês será “Gêneros Textuais”.

O PNAIC foi lançado na rede municipal com a finalidade de alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática e realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), junto aos que concluem o terceiro ano do Ensino Fundamental.

De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o programa reforça o apoio às escolas municipais em prol da consolidação da qualidade de ensino. Para isso, o PNAIC consiste em atividades como formação continuada de professores alfabetizadores, com curso presenciais e bolsas de estudos. Durante esta ação, também serão distribuídos gratuitamente materiais didáticos e pedagógicos específicos para alfabetização, obras literárias, além de outras tecnologias educacionais, como jogos. 

Além do encontro deste sábado, os 16 orientadores de estudo do município participarão na quarta-feira (25) e quinta-feira (26) de mais um curso de formação, em Cabo Frio. A reunião será ministrada pela equipe da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Ministério da Educação (MEC).

Realizado entre municípios, distrito federal, estados e governo federal, o objetivo do pacto é alfabetizar em português e matemática todas as crianças até os oito anos de idade, no final do terceiro ano do Ensino Fundamental.

Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA)

Para avaliar a qualidade do aprendizado, o Ministério da Educação determinou a avaliação anual e censitária para os estudantes que terminam o ciclo de alfabetização, do primeiro ao terceiro ano do Ensino Fundamental, em escolas públicas.

A Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) irá produzir índices sobre o conhecimento dos alunos e ajudar no cumprimento das metas do PNAIC. Apenas os alunos do terceiro ano do ensino fundamental de escolas públicas que aderiram ao PNAIC participarão da primeira edição da avaliação. A prova está prevista para acontecer na segunda metade de novembro e os relatórios de desempenho devem chegar às escolas em abril de 2014. Serão avaliadas habilidades em língua portuguesa e matemática.

Já no ano letivo de 2014, os alunos do segundo ano do fundamental também serão avaliados, para que haja tempo hábil de intervir pedagogicamente antes que as crianças terminem o ciclo.

A Avaliação Nacional de Alfabetização faz parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), também composto pela Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), conhecida como Prova Brasil.

A primeira prova será feita de modo amostral por estudantes dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio das redes pública e privada. Já a segunda é censitária e dirigida aos alunos dos 5º e 9º anos do fundamental da rede pública.