logo

Equipe Multiprofissional de Apoio à Aprendizagem reforça trabalho na rede

25/10/2013 15:31:00 - Jornalista: Joice Trindade

Com a finalidade de reforçar a qualidade do ensino e melhor atender alunos que apresentam suspeitas ou diagnósticos de transtornos, seja de aprendizagem, emocionais ou de comportamento da infância e adolescência, a rede municipal de ensino reforçou a ação da equipe multiprofissional de apoio à aprendizagem. A intenção é promover a melhoria da aprendizagem e buscar estratégias pedagógicas que possibilitem o entendimento das origens das dificuldades na aprendizagem e uma ação integrada em prol do ensino-aprendizagem.

O trabalho consiste no atendimento a estudantes com distúrbio da fala, caracterizado pela dificuldade em articular as palavra (dislalia), dificuldade de aprendizagem acentuada, além de dificuldade de leitura, escrita e soletração (dislexia) e transtorno da expressão escrita (disortografia e disfrafia), transtorno de Matemática (discalculia) e transtorno global de aprendizagem (distúrbio da aprendizagem).

O acompanhamento também abrange alunos com hiperatividade e transtorno de déficit atenção, além de transtornos emocionais, de conduta e de funcionamento social.

Além dos estudantes, a equipe multidisciplinar, que conta com psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos e assistentes sociais, abrange o apoio às famílias dos alunos, que são sensibilizadas para maior participação no processo educacional.

Segundo a coordenação da equipe multiprofissional, ao identificar os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, os dirigentes das escolas municipais devem solicitar avaliação específica da equipe que assiste estudantes das modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o acompanhamento da equipe também visa conhecer e investigar os múltiplos fatores envolvidos no contexto escolar. “A rede municipal segue as concepções de ensino-aprendizagem. Todas os laudos e hipóteses são estudadas”, ressaltou.

A ação da equipe também se volta para a formação continuada dos professores e no trabalho na Sala de Apoio Pedagógico e Específico junto ao educador, pais e responsáveis para detectar e realizar os primeiros ajustes e intervenções adequadas junto aos estudantes.

- A proposta é escutar e orientar pais e familiares, em relação aos aspectos que interfiram direta ou indiretamente no desempenho escolar dos alunos, promover a adequação do ensino às necessidades dos alunos; auxiliar no aprimoramento do desempenho dos professores em sala de aula e apoiar o professor para atender às situações de aprendizagem dos alunos - finalizou a secretária de Educação.

Neste primeiro semestre letivo, a equipe multiprofissional atendeu 212 alunos do ensino municipal. Além disso, 42 unidades municipais solicitaram acompanhamento para 351 estudantes. Já neste segundo semestre letivo, 96 alunos receberam avaliação do grupo multidisciplinar de trabalho.