Escolas municipais comemoram Data Nacional da Família na Escola no sábado
Foto: Moisés Bruno
Integração dos pais nas atividades pedagógicas e socioeducativas é meta da prefeitura
A rede municipal de ensino se prepara para a celebração do Dia Nacional da Família na Escola. A data, que é oficialmente comemorada nesta quarta-feira (24), será lembrada em diversas unidades municipais de ensino com a realização de atividades educativas e preventivas, com o apoio de equipes multidisciplinares de profissionais das áreas de Educação e Saúde.
No município, a programação vai acontecer no próximo sábado (27) em diversas unidades que funcionam com as modalidades do Ensino Fundamental e Educação Infantil, das 8 às 12 horas.
O evento, promovido em parceria com o Ministério da Educação, é realizado duas vezes ao ano com a intenção de sensibilizar a sociedade, pais, professores e diretores para a importância da integração e do acompanhamento dos pais e familiares nas atividades pedagógicas e socioeducativas desenvolvidas nas escolas.
A data estabelecida como Dia Nacional da Família na Escola é geralmente acertada entre o ministro e secretários estaduais de Educação e representantes da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
O objetivo da programação é promover para a comunidade escolar, atividades sobre Valores Sociais e Promoção à Saúde, por uma melhor qualidade de vida. Serão ministradas oficinas voltadas para temas como “Higiene Pessoal”, “Higiene Bucal”, “Importância da
Alimentação Saudável”, “Valores Sociais”, “Cultura dos Negros e Índios no Brasil”, além da “Responsabilidade da família na educação dos filhos”.
No cronograma de escolas municipais que já confirmaram a comemoração pelo Dia Nacional da Família na Escola estão a Escola Municipal Onilda Maria da Costa, no Parque Lagomar, que terá a atuação da equipe da Divisão de Educação em Saúde com trabalhos como higiene e saúde bucal. Além disso, a unidade, que atende estudantes do primeiro ao quinto anos de escolaridade, também terá atividades culturais diversas.
O Dia Nacional da Família na Escola também será marcado no Colégio Municipal Zelita Rocha de Azevedo, no Parque Aeroporto. A escola, que atende o segmento do Ensino Fundamental, também terá ações voltadas para saúde, higiene e importância do consumo consciente com a participação da equipe da Subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura, Esporte e Meio Ambiente.
Os alunos, pais e familiares que moram no Morro de São Jorge terão a oportunidade de fazer parte de uma gincana especial seguida de caminhada organizada pela Escola Municipal de Educação Infantil Professora Maria das Dores de Souza Tavares.
Serra em ação - O Colégio Municipal Ivete Santana Drumond de Aguiar, do Frade, vai realizar uma atividade específica voltada para a obrigatoriedade da Lei 11.645/08, que diz respeito à inclusão da História da África e Cultura Afrobrasileira e indígena no currículo escolar. A abordagem vai destacar a produção de conhecimentos com o objetivo de contribuir na formação de atitudes e valores capazes de educar cidadãos conscientes quanto ao pertencimento étnico-racial.
A unidade vai realizar uma mostra de projetos com foco na Lei 11.645/08, com ações que envolvem alunos como dramatização, repente, leitura dramatizada que será transformada em peça teatral, contação de história “Lenda do Carucango”, exposição de gravuras e de trabalhos desenvolvidos nas salas de aula, além de bingo. A escola tem 164 estudantes do sexto ao nono anos e Educação de Jovens e Adultos (Eja).
Comemoração - O Dia Nacional da Família na Escola foi instituído oficialmente, pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), a ser comemorado no país todo dia 24 de abril. Este ano o lema será “Um dia para você dividir responsabilidades e somar esforços”.
A finalidade do dia é refletir quanto ao rendimento escolar do filho e a própria administração escolar e aproximar a comunidade da escola. Para o Governo Municipal, encontros da escola com a comunidade facilitam o conhecimento do bairro e das comunidades.
O primeiro Dia Nacional da Família na Escola ocorreu em 24 de abril de 2001. A proposta surgiu após a divulgação dos resultados do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb), que mostraram melhorias nas notas e diminuição da evasão escolar de alunos cujos pais acompanhavam seu desenvolvimento nas aulas.