Escolas municipais participam da Feira de Tecnologias da Educação Técnica
Foto: Moisés Bruno
A programação tem como finalidade estimular a investigação científica
Treze escolas municipais participam, nesta quinta-feira (2), da Feira de Tecnologias da Educação Técnica do Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG/Castelo). A programação visa estimular a investigação científica na área técnica. O evento, uma iniciativa do INSG/Castelo, vai premiar os autores dos melhores projetos de inovação e tecnologia de Macaé e região. A feira está aberta a estudantes do 6º ao 9º ano do fundamental, ensino médio, ensino técnico e Educação de Jovens e Adultos de escolas públicas e privadas. Os quatro melhores trabalhos serão automaticamente classificados para a Feira Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação (Fecti) e para a Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace). Esta é a segunda maior feira do Estado do Rio. Participam 63 projetos finalistas, de uma seleção de mais de 150 inscritos.
Entre os trabalhos do ensino municipal estão o do projeto de Iniciação à Robótica. Fazem parte do evento, os alunos do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel que apresentam a cadeira de rodas elevatória. Já os estudantes da unidade municipal Polivalente Anísio Teixeira destacam o carrinho de brinquedos (movido a som e a sopro) para as pessoas hipotônicas (que não têm tonicidade nos músculos). A turma da robótica do Colégio Municipal Elza Ibrahim enfoca os projetos foto estimulador de relaxamento, umidificador de ar e relíquias da sucata.
Os trabalhos apresentados participaram da Feira Educacional de Robótica de Macaé, programação que movimentou a Cidade Universitária em agosto. Cerca de 100 estudantes de dez unidades municipais se dedicaram ao torneio municipal, que teve como foco central “Inovar por um mundo melhor”.
Segundo a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Mônica Couto, o projeto piloto prima por questões como desafios, concentração, parceria, superação, empenho e cooperação. Diante da Iniciação à Robótica, os jovens se envolvem na montagem e programação de robôs, ao associar conceitos básicos de Mecânica e Eletrônica, utilizaram kits didáticos NXT (Lego) cedidos pela empresa Zoom, com o auxílio de professores e monitores, estudantes do curso de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Macaé). Com isso, constroem blocos de montagem e programação em software para soluções de problemas diários.
Outros projetos expostos no evento fizeram parte Feira de Ciências de Macaé (Fecimac), em setembro. São eles: “Praticando os 3 R´S” ( Escola Municipal Generino Teotonio de Luna), “Mochila massageadora de tensão” (Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão), “Deslizamento de encostas” (Professora Maria Letícia Santos Carvalho) e “Diversidade de fungos macroscópicos na Mata Atlântica do Parque Municipal Atalaia (Colégio Municipal Maria Letícia Santos Carvalho).
A exposição conta ainda com os trabalhos “Gerador de energia” (Engenho da Praia); “Máquina de sabão” e “Essências” (Ancyra Gonçalves Pimentel); “Labirinto elétrico” e Placas Tectônicas (Elza Ibrahim); “Robô NXT” e “Robô Pulmonar” (Polivalente Anísio Teixeira); “Biodigestor caseiro” e “Potencial eólico em Córrego do Ouro” (Pedro Adami); “Plataforma P-36”, “IMC e Alimentos integrais” e “Guindaste hidráulico” (Colégio Municipal Engenho da Praia); “Reaproveitando a água do bebedouro da escola” e “Mini-gerador de energia em tubulações hidráulicas residenciais” (Maria Letícia Santos Carvalho); “ Análise de terrários” (Ancyra Gonçalves Pimentel) e “Vivendo no mínimo” (Professora Maria Letícia Santos Carvalho).