Escolas municipais participam da Semana de Educação Alimentar
Foto: Juranir Badaró
Estudantes do Ensino Fundamental e Educação Infantil participam da Semana de Educação Alimentar
Com o tema central “Diferentes dimensões da alimentação saudável”, a rede municipal de ensino iniciou nesta segunda-feira (13), a Semana de Educação Alimentar. A programação, que segue até a sexta-feira (17) em toda a rede, conta com a participação de estudantes do Ensino Fundamental e Educação Infantil.
O tema é fortalecido pela Lei 11.947, que regulamenta o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e estimula a agricultura familiar. Durante a Semana, serão realizadas atividades como passeios às hortas escolares, visitas a sítios que atuam com Agricultura Familiar, além da palestra “Consumo Consciente”, ministrada pela equipe do Programa Saúde do Escolar (PSE).
Na lista de ações também está a atuação dos contadores de histórias, degustação de alimentos saudáveis servidos durante a merenda escolar, além de trabalhos voltados para estímulos e percepção de alimentos saudáveis in natura.
Além disso, os participantes também recebem jogos, cartilhas, cds, sugestões de textos e dicas por meio de exibição de vídeos.
Na programação, as turmas do Ensino Fundamental vão participar de jogos da memória, que visam destacar a importância da Alimentação Saudável. As turmas do primeiro segmento do Ensino Fundamental vão fazer parte do “Descubra se puder”, um jogo que enfatiza a análise sensorial dos alimentos. Já o segundo segmento vai se envolver na “Trilha da Saúde”.
Os alunos da Escola Municipal Lions, situada no bairro da Glória, vão se integrar no plantio de gêneros no projeto “Horta Escolar”. Cerca de cem mudas e terra preta foram doadas pela Secretaria de Agroeconomia. Na mesma unidade também haverá palestra com ênfase ao tema da Semana de Educação Alimentar.
Os profissionais da Nutrição da rede municipal e da empresa Qualivitta serão responsáveis por palestras sobre culinária com produtos saudáveis como bolo de banana e doce de abóbora.
O objetivo é ampliar o olhar sobre as práticas alimentares dos profissionais que atuam nas unidades municipais de ensino.
Para a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o evento, em âmbito nacional, também vai ressaltar a importância do trabalho de segurança alimentar e nutricional. Ela lembra que a rede municipal se volta para atividades como a capacitação para merendeiras, preparo, manuseio de porções adequadas para cada modalidade de ensino e a importância do cardápio diferenciado para alunos, que apresentam intolerância ao leite, alergia à proteína do leite e ao glúten.
O cardápio dos estudantes dos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, EJA e Ensino Médio conta diariamente com café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar para os estudantes do turno da noite.
Com isso, o Governo Municipal prioriza a determinação da Lei 11.947/2009, que prevê a aplicação de 30% dos recursos da merenda escolar, provenientes do Governo Federal, na compra de produtos provenientes da Agricultura Familiar.