logo

Escolas municipais promovem feiras de ciências até sexta-feira

14/09/2015 09:48:00 - Jornalista: Joice Trindade

Segue até sexta-feira (18) a programação das feiras de ciências nas escolas municipais. Iniciada nesta segunda-feira (14), as feiras acontecem nas dependências das unidades municipais da área central e Serra com o objetivo de revelar talentos, potencialidades e senso de investigação. Outra proposta é motivar o aprendizado dos alunos e despertar o interesse pela ciência. As feiras de ciências são realizadas conforme o calendário elaborado pelos dirigentes municipais durante os turnos de funcionamento.

As produções, que estão sendo preparadas pelos alunos com auxílio dos professores, vão apresentar temas livres. No entanto, os educadores poderão desenvolver projetos com foco no tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2015: “Luz, Ciência e Vida”. Para o evento também foram sugeridas abordagens como: crise hídrica, energias alternativas, crise energética, inovações tecnológicas e sustentabilidade.

Diante das apresentações dos trabalhos científicos, que já estão movimentando unidades da rede municipal, alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio elaboram trabalhos variados. O projeto, que está sob a responsabilidade das coordenações de Educação Ambiental da subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esporte e de Ciências da Subsecretaria de Ensino Fundamental, promete agitar os alunos.

FEIRA MUNICIPAL - No decorrer das feiras de ciências, as próprias escolas selecionarão os trabalhos de destaque para serem apresentados na II Feira de Ciências de Macaé (FECIMAC), que vai acontecer no dia 20 de outubro, na Cidade Universitária. As fichas de inscrições para a Fecimac deverão ser entregues entre os dias 21 e 30, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na sede da Secretaria de Educação, nas salas 211 e 216.

A FECIMAC em Macaé é fruto de um projeto que foi selecionado e aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que começou em 2014. O objetivo da Feira das Ciências de Macaé é possibilitar o contato dos estudantes com diferentes saberes. Além disso, a programação também visa proporcionar à comunidade escolar um espaço de incentivo, criatividade e iniciações científicas e tecnológicas, criando grupos de professores pesquisadores.

Durante a II FECIMAC, os projetos serão avaliados conforme os seguintes critérios: conhecimento científico diante da explanação, relevância do tema, qualidade da exposição oral, capacidade inovadora, interação, participação e entrosamento dos componentes da equipe e organização geral do estande.

Conforme regulamento, as escolas municipais poderão destacar um projeto dos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Médio. Além disso, o Ensino Fundamental II ( 6º ao 9º ano) vai definir três projetos por ano de escolaridade. Já a Educação Infantil também vai mostrar os trabalhos desenvolvidos.