Escolas terão reforço na segurança
Foto: Erica Ferreira
Temática será ação integrada da Educação e Ordem Pública
Reforçar o funcionamento regular da segurança na rede municipal de ensino. Este é o objetivo da ação integrada entre as secretarias de Ordem Pública e de Educação. Para isso, representantes das secretarias operacionais iniciaram encontros junto aos dirigentes municipais para pontuar possíveis intervenções que podem ser executadas nas escolas. A intenção é melhor atender aos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Médio e Educação Especial.
Entre as estratégias que deverão fazer parte de um plano piloto do Governo Municipal estão instalação de um monitoramento com central de câmera e alarmes que possam inibir possíveis furtos e vandalismo ao patrimônio público. Também foram pontuadas ações voltadas para infraestrutura e segurança como reforço da iluminação interna e externa das escolas, ampliação dos muros baixos, aumento do efetivo da ronda escolar, que poderá atuar em sistema de rodízio e percorrer as unidades conforme o sistema administrativo. O foco central é ampliar o efetivo principalmente nos finais de semana, período da noite e feriados prolongados.
Outras intervenções foram destacadas pelos dirigentes e representantes do Governo Municipal para intensificar a segurança nas escolas. São elas: colocação de grades em dependências específicas que guardam equipamentos; realização de um fórum especial com a finalidade de mobilizar profissionais como porteiros, auxiliares de serviços escolares e gerais, professores e diretores sobre o tema “Segurança”. A intenção é também convidar representantes do Conselho Tutelar, Ministério Público e Juizado da Infância, Juventude e do Idoso, Coordenadoria de Política sobre Drogas e equipe do Ensino Religioso da Secretaria de Educação.
O diretor da Escola Estadual Municipalizada Caetano Dias, Márcio de Souza Fidélis, confirmou que a sensibilização do Governo Municipal e a convocação dos dirigentes municipais é efetiva. “Queremos fazer parte de outros encontros e fortalecer a mobilização para o reforço da segurança nas escolas. A comunidade escolar merece”, disse o dirigente da unidade situada na Barra de Macaé.
Já o diretor-geral do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, Gilson Vaz Teixeira, destacou que a unidade situada no Miramar está aberta a todos os debates e planejamento sobre melhoria da segurança. “Encontros como estes são essenciais, o melhor de tudo é que nós diretores estamos sendo ouvidos. Poderemos sugerir e dar opiniões que poderão contribuir com esta ação integrada”, frisou.
Para a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o próximo passo é realizar novos encontros para definir as escolas que são consideradas prioritárias para receber o projeto piloto. “A rede municipal também está pautada em projetos pedagógicos de aproximação da comunidade escolar”, explicou.
Já o secretário de Ordem Pública, Edmilson Jório, ressaltou que o foco é avaliar a situação das unidades. “Já temos um mapeamento, mas vamos pontuar junto à Educação”, finalizou.