Escolha de profissões é discutido no Colégio de Aplicação
Facilitar o processo de escolha profissional dos estudantes do Colégio de Aplicação (CAp). Este é um dos objetivos do projeto “Profissões”, que está sendo desenvolvido junto aos alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. A intenção da instituição ligada à Secretaria de Educação, por meio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), é atender a cerca de 200 estudantes matriculados na unidade.
O Colégio Aplicação tem o objetivo de preparar os alunos da rede municipal para o ingresso ao Ensino Superior. Sendo assim, projetos como o “Profissões” fazem parte da proposta pedagógica do colégio. Para a secretária de Educação, Marilena Garcia, o projeto busca a formação integral e humanística, permitindo a compreensão do mundo e da sociedade. “Todas as ações do projeto visam à orientação profissional junto aos alunos de Ensino Médio como estratégia de intervenção psico-pedagógica”, explicou.
Ela lembrou, ainda, que a equipe de orientadores educacionais da rede municipal de ensino também realiza atividades voltadas para a orientação vocacional nas escolas municipais, dizendo: “Nossos profissionais estão desenvolvendo atividades junto aos estudantes para que eles possam melhor escolher a carreira a seguir”.
Para melhor atender às especificidades dos alunos que recentemente ingressaram e também daqueles que estão concluindo o curso, o projeto está sendo abordado com ações diferentes. A subdivisão do projeto por anos de escolaridade consiste na compreensão da importância da escolha profissional, contribuir com o momento de escolha para os vestibulandos, apresentar vivências de profissionais e as dificuldades e influências do processo de escolha.
Entre as atividades que estão sendo executadas no projeto estão o teste vocacional para estudantes de 1º e 3º anos. Além disso, os professores do CAp também estão divulgando o quadro das profissões junto aos alunos do 1º ano, através de um guia específico, que serve como um roteiro de escolhas de profissões e universidades. Já os alunos do 2º ano, que estão passando pela fase intermediária nos estudos, estão participando de palestras e debates com profissionais diversificados. Recentemente eles tiveram a oportunidade de participar de um debate com um engenheiro e geólogo.
Outro mecanismo que está sendo utilizado pela coordenação do CAp é levar os alunos do 3º ano em visitas às empresas de Macaé. O objetivo, de acordo com a diretora geral Vanessa Leal de Lima, é permitir que os alunos conheçam melhor os espaços de trabalho. “Essa é uma oportunidade ímpar para os estudantes do último ano, na maior parte vestibulandos, terem acesso a ambientes de trabalho e saber como funciona e como os profissionais exercem seus papéis nas empresas”, ressaltou.
Além das visitas, a previsão é que os estudantes do último ano do ensino médio participem de um teste vocacional no dia 12 de setembro. “Sabemos que eles já fizeram um teste semelhante a este na época em que cursavam o 1º ano. No entanto, o tempo passou e as afinidades, temores e conflitos podem contribuir, até mesmo, em uma possível mudança no resultado dos alunos, agora do 3º ano”, avalia o professor Richardison Melo.
Outro momento reservado para os alunos será no mês de setembro, com a participação de palestra com alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “A proposta é desenvolver um intercâmbio entre os universitários e os alunos do CAp para que eles obtenham informações sobre os cursos e, sobretudo, o cotidiano escolar”, destacou o coordenador de projetos, Eduardo Tavares Damas.
Para a diretora-geral, Vanessa Leal de Lima Ribeiro, o projeto está sendo bastante importante para o CAp. “Este projeto tem o propósito de ajudar o aluno a conscientizar-se de que é ele próprio o autor principal da sua escolha profissional, podendo contar com as redes de apoio como a família e a escola, sendo co-autores desse processo”, finalizou.