Estudantes da rede municipal participam da Avaliação Nacional de Alfabetização
Foto: Moisés Bruno
Prova é o primeiro diagnóstico sobre a qualidade da alfabetização
Alunos do 3º ano de escolaridade da rede municipal de ensino participam de 11 a 21 de novembro da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). A prova é o primeiro diagnóstico sobre a qualidade da alfabetização das crianças que completarem os três primeiros anos de escolaridade. A aplicação da avaliação faz parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) firmado entre governo federal e municípios para que toda criança seja alfabetizada até os oito anos de idade.
Diante da ANA, o ensino municipal vai verificar as habilidades Língua Portuguesa e Matemática. A intenção é destacar questões de leitura e escrita, numérica e algébrica.
Segundo a coordenação do Pnaic da subsecretaria de Ensino Fundamental, apenas os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental de todas as escolas públicas dos municípios que aderiram ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa participam dessa primeira prova. A novidade é que, a partir do próximo ano letivo, os alunos do 2º ano do fundamental também serão avaliados.
Pnaic - Professores alfabetizadores da rede municipal de ensino participam, neste sábado (19), de mais um encontro do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, a partir das 8h. Desta vez, as atividades vão ser ministradas nos polos da rede municipal. São eles: Colégio Municipal Balneário Lagomar, no Lagomar; Escola Estadual Municipalizada Leonel de Moura Brizola, na Barra; Colégio Municipal Wolfango Ferreira, na Barra; Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, no Centro; Colégio Municipal Aroeira, na Aroeira e Colégio Municipal Lions, no Bairro da Glória.
Segundo a subsecretária de Ensino Fundamental, Rosângela Lobo, o programa reforça o apoio às escolas municipais com o objetivo de contribuir com o processo ensino-aprendizagem. Para isso, cerca de 400 professores participam de formações continuadas referentes ao Pnaic.