Festas julinas animam escolas da rede municipal
O mês de julho começou com a animação dos tradicionais “arraiás” nas escolas da rede municipal de ensino. Além das danças, as festas também têm delícias para saborear, como pipoca, pé-de-moleque, maçã do amor, milho verde e paçoca, e músicas que embalam as quadrilhas apresentadas pelos alunos, que já estão com os passos bem ensaiados.
Os eventos são abertos aos alunos, pais e responsáveis e à comunidade escolar. De acordo com a secretaria de Educação, as festas julinas seguem até sexta-feira (12), data que antecede o recesso letivo, que começa na segunda-feira (15). Um dos pontos marcantes das festas julinas é a comemoração do Bicentenário de Macaé. Prova disso é que os 260 alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora da Conceição, situada no Parque Aeroporto, vão dramatizar a lenda macaense “Papa Lambida”; apresentar a música “A Jardineira”, de Benedito Lacerda; e a micareta “Te amo Macaé”. Um dos momentos mais esperados é a peça “Peixada de Rede”, que será contada pelos estudantes caracterizados de pescadores.
Ainda neste mês estão previstas festas nas unidades municipais Arléa Carvalho José (Botafogo), Maria das Graças da Silva Ribeiro (Nova Holanda), Christos Jean Kousolas (Nova Holanda) e Professora Maria Letícia Santos Carvalho, no Novo Cavaleiros. As três últimas escolas vão realizar, consecutivamente, as festas no sábado (6).
Como manda a tradição dos festejos, as escolas contam com decoração especial com bandeiras coloridas e as barracas montadas. As preparações para as festas também têm a participação de toda a equipe escolar e apoio dos pais.
Origem - Aos poucos, as festas juninas foram difundidas em todo o território nacional, mas foi na região nordeste que se enraizou, tornando-se forte na cultura brasileira. Na região sudeste, as comemorações são bem acirradas – durante os meses de junho, julho e agosto.
São realizados concursos para eleger os melhores grupos de quadrilha. Com o passar dos anos, as festas ganharam outros símbolos característicos e brincadeiras como pescaria, correio elegante e casamento na roça, entre outros. Tudo isso, com a proposta de aquecer ainda mais as programações na rede municipal de ensino que aproveita esta época que contribui com a aproximação escolar e reforça a participação da comunidade nas escolas.