Fiocruz irá diagnosticar estratégias do governo no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes
Representantes de diversos órgãos do governo participaram na manhã desta sexta-feira (7), na subsecretaria de Infância e Juventude, do encontro de apresentação da pesquisa “Avaliação das estratégias governamentais municipais no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes em municípios com produção petrolífera”, que será realizada nos próximos meses pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Macaé, Rio das Ostras e Cabo Frio. A ideia foi sensibilizar os envolvidos sobre a importância da contribuição com o estudo.
A iniciativa faz parte do Programa de Ações Integradas e Referenciais de enfretamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. O objetivo é mapear como o município enfrenta a problemática. Os critérios avaliados para a escolha dessas três cidades foram: mais de 100 mil habitantes, crescimento demográfico significativo na última década, número de denúncias no disque 100 em relação à exploração sexual desse segmento.
A pesquisa é uma parceria entre Fiocruz e secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e outros órgãos. A coordenadora da pesquisa, Patrícia Constantino, falou sobre a importância do trabalho. “O processo e os resultados da pesquisa poderão contribuir para a gestão municipal, pois possibilitará se conhecer e divulgar as potencialidades e as boas experiências do município, bem como suas principais dificuldades, permitindo o estabelecimento de prioridades, o planejamento de ações e pactuação de metas e melhorias”, disse.
A ação faz parte de diversos esforços que o município tem realizado como estratégia de enfrentamento da violência sexual. No próximo dia 20 acontecerá outro encontro para a discussão da pesquisa que terá análise de resultados em 2014.