logo

Funemac apresenta projetos do Neede para 2014

14/11/2013 17:11:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

A Fundação Educacional de Macaé (Funemac), da prefeitura, divulgou as propostas de trabalho para 2014 do Núcleo de Estudos de Educação e Diversidade Étnico-Racial (Neede), vinculado à Superintendência Acadêmica da fundação, sob responsabilidade do professor Sérgio Netto. A equipe do Neede, coordenada por Maria Cristina Marques, também apresentou os trabalhos realizados até agora pelo núcleo.

Entre as propostas de trabalho para o próximo ano estão: criação do acervo bibliográfico do Neede como suporte à Lei 10.639/2003; Pedagogia Griô – Música e Educação em Saúde; Direitos Humanos e a Discriminação Social e Racial; e Seminário de Produção de Ideias, Fazeres e Refazeres – contribuindo para a aplicabilidade da lei de resgate das culturas afro e ameríndia e destinado aos educadores.

Maria Cristina lembrou que a Lei 10639/2003 estabelece o ensino da História da África e da Cultura afrobrasileira nos sistemas de ensino, conforme o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana. Ela é mestranda em Relações Étnico-Raciais pelo Cefet-RJ e tem levado o trabalho realizado pelo Neede-FUNEMAC para vários estados brasileiros e até países.

Um dos destaques foi a participação dela no VI Congresso Internacional da África Lusófona, realizado em Lisboa, capital de Portugal, país que se interessou em conhecer de perto os trabalhos do Neede e do Brasil em relação à lei. O Neede também esteve representado por ela no congresso do Grupo de Estudos Afrolatinoamericanos (Geala), em Buenos Aires, capital da Argentina; em eventos na Universidade Rural, no Rio de Janeiro; e no Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (Coninter), em Minas Gerais.

O Neede surgiu em 2011 e já propôs diversos seminários, cursos de extensão e realizou encontros com professores da rede, entre outras atividades. Segundo ainda Maria Cristina, tudo tem sido possível de forma compartilhada com a equipe da Superintendência Acadêmica constituída, além do superintendente, pelos professores Jorge Guilherme e Balade Ayala.

- O Núcleo convida para o ano de 2014 os educadores e demais profissionais envolvidos no tema para um encontro semanal com o objetivo de aprofundar ainda mais os conhecimentos ligados à cultura afrobrasileira. Trabalhamos o ano inteiro de forma integrada com a sociedade -, concluiu a coordenadora.