Gestão integrada busca criação de hortas comunitárias
Foto: Divulgação
Representantes da administração municipal visitam projeto Hortas Cariocas no Rio
Para conhecer de perto como funciona o projeto “Hortas Cariocas”, representantes da administração municipal estiveram no Rio de Janeiro, na última sexta-feira (6). A secretária adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon, acompanhada pelo secretário de Agroeconomia, Dudu Jardim, e de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Fabrício Afonso, foram avaliar a possibilidade de implantar a iniciativa em Macaé.
O programa incentiva a agroecologia urbana, dá acesso a alimentos saudáveis nas regiões mais vulneráveis da cidade e já entrou para lista de ações essenciais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Além disso, oferece à população insumos e materiais para o desenvolvimento da agricultura orgânica e, ainda, visa promover a educação ambiental.
O “Hortas Cariocas” é uma iniciativa da Prefeitura do Rio, que tem como objetivo atenuar as dificuldades de acesso à alimentação.
Segundo Fláviá Picon, o Ensino Superior pretende formar uma equipe de pesquisadores para participar do projeto, com a proposta de melhorar a produção e manejo das hortas, possibilitando que a iniciativa cresça e alcance mais pessoas e comunidades.
“Com a presença dos pesquisadores no projeto, o benefício será ainda maior e mais eficiente às famílias e instituições contempladas. Fomos ao Rio conhecer de perto toda a estrutura desse belíssimo projeto de apoio às comunidades e junto com outras secretarias do governo poderemos implementar esse serviço na cidade e sanar alguns problemas pontuais”, explicou a secretária.
Fabrício Afonso, contou que um dos objetivos é, também, a criação de postos de trabalho, capacitação e a oferta, a custo acessível, de gêneros alimentícios de qualidade e iniciativas de agricultura na cidade. “A expectativa é que através do nosso trabalho intersetorial (Educação, Desenvolvimento Social e Agroeconomia), a Prefeitura de Macaé consiga proporcionar os mesmos benefícios que as comunidades do Rio têm recebido com esse maravilhoso projeto”, disse o secretário.
O secretário de Agroeconomia, Dudu Jardim, destacou que a meta principal é garantir segurança alimentar às famílias da comunidade contemplada. Ele acrescenta que o alimento produzido por essas hortas será oferecido para creches, escolas e instituições desta comunidade. A ideia é doar metade da produção e a outra será vendida por valores simbólicos para manutenção do próprio projeto.
“Estou feliz em saber que a Agroeconomia será parceira nesse projeto que exige toda a expertise na área técnica com agrônomos e técnicos agrícolas. Estamos prontos e preparados com toda equipe à disposição para levar melhores condições às pessoas”, concluiu.