Gestão pedagógica em tempos de pandemia é tema de Simpósio de Educação Infantil
29/03/2022 11:24:00 - Jornalista: Waleska Freire
Os interessados devem se inscrever por um link específico
A Coordenação de Educação Infantil, através da Superintendência Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, realizará nesta quarta-feira (30), o I Simpósio de Educação Infantil de Macaé, com o tema “Gestão pedagógica em tempos de pandemia: Afinal onde estão as defasagens?”. Será das 8h às 17h30, no auditório da Cidade Universitária e o objetivo é trazer reflexões e possibilidades para contribuir com as ações da gestão pedagógica neste momento de retorno, auxiliando na construção de estratégias que priorizem o desenvolvimento integral das crianças e seu bem estar. As pessoas interessadas devem se inscrever através deste link. Haverá certificado de participação.
A Secretária Leandra Lopes disse que este é um momento dedicado aos gestores , professores e orientadores que atuam nas Escolas de Educação Infantil da Rede Municipal de Macaé, em um diálogo com profissionais e especialistas da rede. A Superintendente Pedagógica, Mariana Duarte, explica que com o retorno de todas as crianças às atividades presenciais, após quase dois anos em casa, é de se esperar que muitas coisas tenham mudado na vida delas. Inclusive com relação ao que, normalmente, se espera de suas aprendizagens e do seu desenvolvimento global.
“As dificuldades que as crianças vêm apresentando neste retorno, devido a uma série de defasagens observadas em seu desenvolvimento, nos faz refletir sobre as nossas ações. Mas, afinal, que dificuldades ou defasagens são estas? Levando em consideração as concepções que norteiam o trabalho Educação Infantil trazidas pelas DCNEI, que envolvem: a concepção de criança, de currículo, e os eixos norteadores (interações e a brincadeira), o que exatamente essas crianças perderam com o distanciamento da escola? Que experiências elas precisam vivenciar neste momento, que darão oportunidade de construir uma nova história de aprendizagem, a partir das experiências vividas por cada uma neste período? Vamos discutir tudo isso amanhã”, observa.
Macaé possui 60 escolas de Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino e atende cerca de 12 mil alunos.
“As dificuldades que as crianças vêm apresentando neste retorno, devido a uma série de defasagens observadas em seu desenvolvimento, nos faz refletir sobre as nossas ações. Mas, afinal, que dificuldades ou defasagens são estas? Levando em consideração as concepções que norteiam o trabalho Educação Infantil trazidas pelas DCNEI, que envolvem: a concepção de criança, de currículo, e os eixos norteadores (interações e a brincadeira), o que exatamente essas crianças perderam com o distanciamento da escola? Que experiências elas precisam vivenciar neste momento, que darão oportunidade de construir uma nova história de aprendizagem, a partir das experiências vividas por cada uma neste período? Vamos discutir tudo isso amanhã”, observa.
Macaé possui 60 escolas de Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino e atende cerca de 12 mil alunos.