logo

História de Macaé é apresentada por fantoches de alunos da rede municipal

08/11/2013 17:41:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Flávio Sardou

A intenção da rede municipal de ensino é possibilitar o desenvolvimento do potencial artístico e criativo

 A história de Macaé é o tema principal da culminância do projeto Mestre Fantoche Escola, apresentado na tarde desta sexta-feira (8) na Biblioteca Pública Municipal Dr Télio Barreto. O espaço que conta com um acervo de 40 mil livros, funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, na rua Dr Télio Barreto, 420, Centro.

Alunos das escolas municipais Dolores Garcia, Jacyra Tavares Duval, Coquinho e Lions se empenharam na mostra. Para participar eles se envolveram na produção de fantoches, cenário e oficinas de dublagem, artes, teatro e áudio, ministradas nas próprias unidades municipais de ensino.

A intenção da rede municipal de ensino é possibilitar o desenvolvimento do potencial artístico e criativo. Entre os participantes mais animados estão os alunos da unidade municipal Jacyra Tavares Duval, Adriely Alves, Igor de Azevedo, Mateus de Araújo e Ágata Almeida. “ Quero me dedicar ao teatro. Amei dublar e produzir fantoches. Já gostava das aulas de Português e Artes. Agora vou me dedicar muito mais”, falou.

Os espetáculos, surpreenderam a plateia pelo trabalho cuidadoso e pela espontaneidade dos alunos. Uma das mais satisfeitas era a professora do 5º ano, Silvana Lopes.“Fiquei admirada com toda produção e empenho dos alunos. Todas as apresentações foram maravilhosas. Os alunos ficaram até mais dedicados nas aulas ”, elogiou a professora.

O “Mestre Fantoche” é reconhecido na rede municipal de ensino por despertar os jovens para diversos tipos de artes. “ O trabalho com oficinas pode transformar e revelar talentos no ensino municipal”, disse a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, Mônica Couto.

O projeto, coordenado pelo professor de Música e Filosofia, Raul Lavor, proporcionou aos alunos a oportunidade de criar os espetáculos desde os personagens e roteiros, passando pelos cenários, bonecos e trilhas sonoras, até a dramaturgia.