I Seminário do PNAIC acontece nesta quinta-feira
Foto: Ana Chaffin
A finalidade é fazer uma avaliação do panorama da alfabetização no município
O I Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa acontece nesta quinta-feira (28). A programação será realizada na Escola Estadual Municipalizada Leonel de Moura Brizola, das 13h às 17h. A unidade é situada na Barra de Macaé. O encontro será marcado por reflexões quanto à prática pedagógica da alfabetização.
A expectativa é envolver cerca de 400 professores alfabetizadores, além de profissionais como professores-orientadores e coordenadores pedagógicos. O tema da programação será “O papel da Literatura Infantil no ciclo da alfabetização”. O encontro contará com a presença da especialista, doutora em Educação e supervisora do PNAIC da região litorânea, Marlene Carvalho.
O objetivo da secretaria de Educação é destacar o panorama da alfabetização no município e as intervenções pedagógicas em prol do processo ensino-aprendizagem dirigido para cerca de 9 mil alunos de 411 turmas de 1º ao 3º anos. A intenção é assegurar que todos os alunos no município estejam alfabetizados até a faixa de oito anos.
Segundo a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, a intenção é contribuir para os processos de avaliação e acompanhamento da aprendizagem das crianças e para o planejamento das situações didáticas voltadas para a melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização, além de reforçar a alfabetização junto aos alunos de 1º ao 3º anos do município.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
O PNAIC abrange quatro princípios centrais considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico como o Sistema de Escrita Alfabética; o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos; conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças; além da ludicidade e o cuidado com as crianças.
Já a subsecretária de Ensino Fundamental, Rosângela Lobo, pontuou que a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina.
Ela assinalou que, ao aderir ao Pacto, os municípios se comprometem a alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática; e realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental.
- O PNAIC está oferecendo a oportunidade para os educadores terem olhares diferentes na sala de aula. Para uma melhor prática pedagógica, o professor alfabetizador tem a função de auxiliar o estudante, que é o protagonista principal do pacto -, frisou a subsecretária Rosângela Lobo.