Iniciação à Robótica será ampliada na rede municipal
Foto: MOISÉS BRUNO
Rede municipal de ensino quer aumentar o número de participantes para 500 alunos
O projeto de Iniciação à Robótica terá novidades após o Carnaval. A programação, que envolveu no ano letivo de 2014 cerca de cem alunos de dez escolas municipais, será ampliada. Com a iniciativa, a rede municipal de ensino quer aumentar o número de participantes para 500 alunos na faixa de oito a 15 anos. Essa é uma continuidade de parceria com a Odebrecht Óleo e Gás, Escola em Ação, desde 2014 junto ao programa #inovareaprender da Secretaria Municipal de Educação de Macaé.
O projeto piloto vai acontecer no Colégio Municipal Sana, interagindo alunos moradores do distrito, da Bicuda e de Córrego do Ouro com estudantes do Frade, Glicério e do Trapiche. Acontecerá também nas unidades escolares Polivalente Anísio Teixeira, Elza Ibrahim e Colégio Aplicação (CAp). As vagas serão preenchidas por adesão.
Outra novidade é que a Iniciação à Robótica ganhará um local específico ainda neste semestre. A previsão é que o polo Inovar e Aprender funcione na sede da Fábrica da Cidadania, situada na Rua Teixeira de Gouveia.
O local será a oportunidade para que estudantes do Ensino Fundamental participem de montagem e programação de robôs ao associarem conceitos básicos de Mecânica e Eletrônica. Além disso, o espaço será dotado de estações específicas. Cada uma vai abordar uma forma de criação, resolução de problemas, pesquisa e criação de protótipos, todos ligados à montagem e programação. No projeto, os alunos usam kits didáticos NXT (Lego), cedidos pela empresa Lego-ZOOM.
Além de se direcionar aos alunos, o novo polo ainda contará com estações de produção de mídia em animação, áudio e vídeo com o desenvolvimento de diversas linguagens técnicas (games e aplicativos). O local também servirá para a formação avançada.
O curso tem objetivo de capacitar os profissionais para trabalharem com linguagem de animação dos projetos Anima Mundi e Anima Escola. A intenção, segundo a coordenação do projeto piloto, é reforçar a ideia da Educonexão e o acervo pedagógico criado pelos alunos e professores.
Para a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Cláudia Regina Ribeiro Campos, a robótica tem a finalidade de ultrapassar os muros da escola. “Com ações como estas, a escola contribui para um saber integral e possibilita a diversidade de conhecimentos e inteligências não apenas voltados para o saber acadêmico”, ressalta.
Já a coordenadora do projeto, a especialista Luemy Ávila, informa que as aulas continuarão sendo acompanhadas por professores das unidades municipais e monitores universitários da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
O próximo passo da robótica da rede municipal será a participação dos integrantes no torneio municipal, no dia 26 de agosto, e posteriormente da etapa regional First Lego League-2015, em novembro. Nas programações, os estudantes vão resolver questões do mundo real no projeto de pesquisa.
A secretária de Educação, Lúcia Thomaz, diz que o projeto se consolidou. “Estamos atuando para melhorar e ampliar o projeto. A robótica consegue trabalhar habilidades e competências dos estudantes, que ficam mais concentrados e voltados para valores como cooperação, criatividade e raciocínio lógico”, finaliza.