Inmetro estuda acordo com IMMT e FUNEMAC para bolsas de pesquisa
Foto: Flávio Sardou
O físico alemão Hans Peter proferiu palestra no primeiro Workshop das Engenharias
Macaé poderá formar profissionais em mestrado e doutorado nas áreas de Metrologia, Qualidade e outras, de inovação e tecnologia, a partir de concessão de bolsas de pesquisa financiadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Acordo de cooperação neste sentido está sendo estudado com o Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) e a Fundação Educacional de Macaé (FUNEMAC). O anúncio foi feito pelo diretor de Inovação e Tecnologia do Inmetro-RJ, o físico alemão Hans Peter, durante palestra especial no primeiro Workshop das Engenharias (WorkEng), na tarde desta quarta-feira (6), no auditório Cláudio Ulpiano, Cidade Universitária.
O presidente da FUNEMAC, professor Alexandre de Azevedo, falou sobre a importância dessa parceria. “Ela traz um componente muito importante porque dá oportunidade de desenvolvimento com a universidade empreendedora, fazendo uso da lei da inovação, o que aumenta nossa produção em tecnologia. A instituição universidade e toda a comunidade acadêmica são favorecidas na medida em que, naturalmente, terão um olhar mais atento à demanda do mercado, abrindo suas portas não somente para receber, mas também indo até a sociedade”.
O WorkEng foi realizado por alunos das engenharias Civil, Mecânica e de Produção da UFRJ-Macaé, em parceria com a prefeitura, por meio da FUNEMAC. Peter foi convidado pelo IMMT, que apoiou o WorkEng, e abordou o tema "O Papel do Inmetro no Apoio à Competitividade e à Inovação Tecnológica". Ele disse que o instituto nacional já conta há 10 anos com uma incubadora de projetos em sua sede em Xerém, Duque de Caxias, e em breve lançará o seu parque tecnológico.
- O Inmetro trabalha sempre focado nos progressos, na pesquisa aplicada e este contato com a universidade, com os estudantes, é fundamental para o desenvolvimento tecnológico. E a inovação também que nasce na rede de comunicação e tem de envolver estudantes, governo e sociedade. Macaé tem tudo para isto, principalmente com este polo (a Cidade Universitária) -, observou o diretor do Inmetro-RJ.
O diretor-presidente do IMMT, Eduardo Neiva, disse que a área de abrangência da Diretoria de Inovação e Tecnologia do Inmetro, sendo coordenada por Hans Peter, é considerada uma das mais estratégicas para o país.
- Trata-se da ambiência que promove a interação dos desenvolvimentos e inovações tecnológicas entre as empresas, indústrias, universidades e os diversos centros de pesquisa e inovação no Brasil e exterior, com vistas a proporcionar competitivide nas empresas brasileiras em diversos setores tais como petróleo e gás, energia, eletro-eletrônico, bioengenharia e biomedicina, entre outros que evolvam alta tecnologia -, definiu.
Hans Peter informou que o Inmetro oferece bolsas de pesquisas desde 2012, na área de Metrologia e afins, num trabalho conjunto com outras instituições em áreas com expectativa de desenvolvimento de novas tecnologias e inovação, como é o caso de Macaé.
- Fiquei impressionado com a estrutura do IMMT e Macaé é um grande centro de expectativa de desenvolvimento no país, não somente no setor de petróleo e gás, mas também dedicado à segurança da saúde das pessoas e precisa do desenvolvimento de tecnologias fortes. O fato de o município também estar a poucas horas da sede do Inmetro, em Xerém, também facilita o trabalho -, observou o diretor de Inovação do Inmetro-RJ.
O Inmetro é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Tem como um dos objetivos fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços. O WorkEng começou nesta terça-feira (5) e será encerrado às 18h, desta quarta-feira (6).