logo

Inscrições para concurso de slogan para rede municipal terminam dia 10 de setembro

23/08/2013 16:18:00 - Jornalista: Joice Trindade

Seguem até o dia 10 de setembro as inscrições para o concurso “Com meu slogan aprendo a conservar e devolver o livro”. Os interessados devem enviar os slogans para o e-mail livro.macae@gmail.com.

Podem participar estudantes do primeiro segmento (2º ao 5º ano) e segundo segmento (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental. Além dos alunos, o objetivo da programação é sensibilizar profissionais da Educação para a formação do leitor-cidadão. Para participar do concurso, as escolas municipais interessadas estão promovendo concursos internos, ou seja, campanhas educativas, que vão selecionar dois estudantes de cada segmento.

A campanha é coordenada pela Subsecretaria de Ensino Fundamental, por meio da equipe do Livro Didático da rede municipal. A dica da equipe responsável pelo Livro Didático é que os professores interessados devem lembrar aos estudantes que slogan é uma frase curta e de fácil memorização.

O concurso vai abranger a categoria I (2º ao 5º ano) com a temática “Livro Didático. Devolver é legal”. Já a categoria II contará com estudantes do 6º ano ao 9º ano e deve seguir o enfoque central: “Livro Didático. Cuidar para preservar”.

O julgamento do concurso será no mês de setembro. Os slogans serão avaliados por uma comissão julgadora formada por representantes da secretaria de Educação, que seguirão os critérios originalidade e criatividade. O resultado final será divulgado no dia 25 de setembro. Os quatro alunos vencedores do concurso ganharão um kit de livros de literatura.

A campanha segue as exigências legais de utilização do livro didático durante três anos e segue a resolução do FNDE. Confeccionado com uma estrutura física resistente, cada exemplar tem durabilidade prevista de três anos, ou seja, deve ser utilizado por três estudantes em três anos consecutivos. 

A secretária de Educação, Lúcia Thomaz, pontuou que o objetivo da campanha é também conscientizar alunos, pais, professores e diretores da importância da boa conservação dos exemplares e de sua devolução à escola. “A rede municipal segue as metas do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, responsável pela compra e distribuição dos livros didáticos para os alunos das redes públicas. Para isso, campanhas para conscientizar alunos, pais, professores e diretores da importância da boa conservação dos exemplares e de sua devolução foram marcadas no ensino municipal para o decorrer deste ano letivo”, finalizou.