Inscrições para curso de Contadores de histórias segue até 4 de abril
Os interessados em aprender mais sobre a arte da contação de histórias, têm até o dia 4 de abril (sexta-feira ) para se inscrever no curso de formação “Arte de contar histórias”. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail cprofor@yahoo.com.br ou na sala 220 da Secretaria de Educação, situada na rua Antero Perlingeiro, 402, Centro. Ao todo são oferecidas 35 vagas.
O curso tem início também na sexta-feira (4) na sede da secretaria e segue até o dia 18 de julho. A programação, com 15 encontros, será ministrada pela educadora e contadora de histórias Margarida Barcelos.
Tópicos- No curso, os profissionais participantes vão estudar módulos, que enfocam bases teóricas e práticas, tais como desenvolvimento de técnicas, memorização, técnicas corporais, além de preparação do repertório e da narração. Na oportunidade, também vai ser enfocada as técnicas para apresentação de histórias diante de públicos diversos.
Durante a formação, também vão ser abordados temas como aprendizagem de diferentes formas de contação de histórias, utilização de música e sons nas narrativas, exercícios, flexibilidade, jogos e técnicas, espetáculos de contação de histórias, ritmos e sons e as diversas formas de contar histórias.
De acordo com a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, Mônica Couto, o curso de formação de contadores de histórias se consolidou na rede municipal. “ O trabalho com os profissionais da Educação voltado para contação de história segue o objetivo de destacar a importância da leitura e escrita”, ressalta a subsecretária.
Já a coordenação do Grupo de Referência das Leituras e da Formação de Leituras confirma que a contação de histórias nas escolas municipais tem a finalidade de despertar o gosto pelas histórias, principalmente os livros como crônicas, fábulas e lendas.
- A formação dos contadores de histórias no ensino municipal é um sucesso. Estamos conseguindo proporcionar um resgate da tradição oral, além de fortalecer o trabalho de contação de histórias nas salas de aula, bibliotecas e salas de leitura, finaliza a coordenadora, Leila Mancebo.