logo

Inscrições para II Conferência Municipal de Educação seguem até segunda-feira

28/06/2013 14:32:00 - Jornalista: Joice Trindade

Tudo pronto para a II Conferência Municipal de Educação, cujas inscrições se estendem até a próxima segunda-feira (1), antes da abertura do encontro. A programação acontece nos dias 1 e 2, das 8h às 19h, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. Os interessados podem se inscrever pelo site da prefeitura. Após efetuar download da ficha de matrícula, é necessário enviar e-mail para a secretaria de Educação fmemacae@gmail.com. O objetivo é envolver toda a sociedade com questões educacionais. A expectativa é reunir 490 participantes

A II Conferência Municipal de Educação não é apenas direcionada a educadores. Podem participar representantes da sociedade civil organizada como estudantes, representantes de setores como movimentos de afirmação de diversidade, articulações sociais em defesa da Educação, movimentos sindicais, instituições religiosas, e também representantes do empresariado, confederações patronais e integrantes do sistema “S” como Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem em Transportes (Senat). A programação contará com a presença do conferencista enviado pelo Ministério da Educação, Paulo Malheiros.



Também devem se inscrever profissionais que atuam nos setores de Educação Básica, Educação Profissional, Educação Superior. Na ficha de inscrição da conferência, os interessados devem escolher um dos sete eixos temáticos do documento-referência que vão ser debatidos. São eixos dos encontros: “O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação”; “Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos”; “Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente”; “Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem” e “Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social”.



Também serão debatidos outros eixos como: “Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho” e “Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos”.



CONAE- A coordenação e execução da II Conferência Municipal de Educação são do Fórum Municipal de Educação (FME). Diante do trabalho do fórum, a conferência será embasada conforme o documento-referência, ou seja, uma discussão para que, se possível, sejam levadas propostas para a Conferência Nacional de Educação (II CONAE), que será realizada de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília. A intenção da II CONAE é tratar de políticas públicas pedagógicas, que têm como propostas a organização da educação nacional e a consolidação do novo Plano Nacional de Educação (PNE).



Fórum- Para tratar da etapa municipal, os representantes do Fórum Municipal de Educação (FME) se reuniram periodicamente com representantes da rede municipal de ensino e outros órgãos. A finalidade foi destacar a importância da participação dos representantes de empresas e da sociedade civil organizada nas conferências municipal e intermunicipal e apresentar as proposições dos eixos temáticos. A composição dos Fóruns Estaduais de Educação e dos Fóruns Municipais de Educação deve seguir a composição do Fórum Nacional de Educação.



O FME é um espaço prioritário e indispensável de participação da sociedade na construção das políticas educacionais. Também é considerado importante ponto de articulação de decisão e deliberação coletiva para a educação nacional. O objetivo do trabalho dos representantes é efetivar a gestão democrática da educação.



Conferência Intermunicipal - Macaé será sede da Conferência Intermunicipal, que ocorrerá nos dias 3 e 4 de agosto, também no Centro de Convenções. O município é o polo seis da etapa intermunicipal, que vai abranger as cidades vizinhas de Casimiro de Abreu, Macaé, Conceição de Macabu, Carapebus, Quissamã e Rio das Ostras.



O tema da etapa intermunicipal é o "O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração".