logo

Inscrições para II Conferência Municipal de Educação terminam nesta sexta-feira

26/06/2013 14:06:00 - Jornalista: Joice Trindade

Terminam, nesta sexta-feira (28), as inscrições para a II Conferência Municipal de Educação. As inscrições são realizadas pelo site da prefeitura. Após efetuar download da ficha de matrícula, é necessário enviar e-mail para a secretaria de Educação: fmemacae@gmail.com. A programação acontece nos dias 1 e 2 de julho, das 8h às 19h, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho.

Para fazer parte da conferência, os interessados devem escolher um dos sete eixos temáticos do documento-referência que vão ser debatidos. São eixos dos encontros: “O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação”; “Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos”; “Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente”; “Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem” e “Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social”.

Também na lista de escolha os eixos estão: “Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho” e “Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos”. Além disso, os interessados devem pontuar se são estudantes, se atuam nos setores de Educação Básica, Educação Profissional, Educação Superior e em setores como movimentos de afirmação de diversidade, articulações sociais em defesa da Educação, movimentos sindicais, instituições religiosas, e também representantes do empresariado, confederações patronais e integrantes do sistema “S” como Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem em Transportes (Senat).

A coordenação e execução da II Conferência Municipal de Educação são do Fórum Municipal de Educação (FME). Diante do trabalho do fórum, a conferência vai ser embasada conforme o documento-referência, ou seja, uma discussão para que, se possível, sejam levadas propostas para a Conferência Nacional de Educação (II CONAE), que será realizada de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília.

A conferência municipal é dirigida aos representantes de segmentos ligados à educação como professores, gestores e integrantes de órgãos, entidades e grupos relacionados à área. O objetivo é envolver a sociedade relacionada com questões educacionais. A expectativa é reunir 490 participantes. A finalidade é destacar a importância da participação dos representantes de empresas e da sociedade civil organizada nas conferências municipal e intermunicipal.

Os integrantes do FME estão se reunindo com representantes de vários setores para apresentar as proposições dos eixos que fazem parte do documento-referência da Conferência Nacional de Educação (Conae 2014) para um público diverso, como dirigentes municipais e outros profissionais da Educação. O FME é um espaço prioritário e indispensável de participação da sociedade na construção das políticas educacionais. Também é considerado importante ponto de articulação de decisão e deliberação coletiva para a educação nacional. O objetivo do trabalho dos representantes é efetivar a gestão democrática da educação para atender a necessidade de garantir esses espaços articulados de decisão.

Conferência Intermunicipal - Macaé é o polo 6 da conferência intermunicipal, que será realizada nos dias 3 e 4 de agosto, também no Centro de Convenções. O município, que será sede da etapa intermunicipal, vai integrar as cidades vizinhas de Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Carapebus, Quissamã e Rio das Ostras. O tema da conferencia é o "O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração".

Conae - Diante da realização do fórum de educação e das conferências municipal e intermunicipal, o ensino de Macaé objetiva a Conae. A participação de representantes de Macaé é considerada essencial para contribuir nas proposições e deliberações mediante as políticas públicas pedagógicas, que têm como propostas a organização da educação nacional e a consolidação do novo Plano Nacional de Educação (PNE).