Integrantes do Nova Vida começam curso de Informática com ênfase em Novas Tecnologias
Começou, nesta segunda-feira (1), o curso “Informática Básica com ênfase em Novas Tecnologias e Recursos Digitais para a Educação”. Sessenta integrantes do Programa Nova Vida participam do módulo ministrado nos turnos da manhã (das 8h às 12h) e tarde (13h às 17h), no laboratório do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) da Secretaria de Educação. O curso é fruto de uma ação entre as secretarias de Desenvolvimento Social e de Educação. A finalidade é proporcionar formação específica referente às novas ferramentas tecnológicas e reforço para o mercado de trabalho. A programação vai até dia 1 de dezembro. O curso tem duração de 60 horas.
Programa – Atualmente, com 168 alunos na faixa de 14 e 17 anos e 11 meses, o Nova Vida visa atender jovens que apresentam situação de vulnerabilidade social e renda familiar de até três salários mínimos. Para frequentar o programa, devem comprovar que estudam e contam com bom desempenho escolar. Diante da participação no programa, recebem meio salário mínimo para atuar no horário divergente ao de aula em atividades nas secretarias operacionais da prefeitura e têm noções básicas de português, matemática e atendimento ao público.
Com o laboratório do NTM lotado, o curso empolgou os integrantes do projeto Yasmin Mendonça, Maria Eduarda Porto, Flaviane Souza e Everton dos Santos. Animada, a dupla (Flaviane e Everton) que atua no Fórum de Macaé disse que deseja obter novos conhecimentos. “Nunca fiz um curso de informática deste nível. Sei que isso vai facilitar meus estudos e minha futura vida profissional”, contou Everton, aluno do 8º ano do Colégio Municipal Botafogo.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Tecnologia Municipal, Alex Bogado, a formação específica, ministrada pelos técnicos do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), vai apresentar recursos inovadores que facilitarão o dia a dia dos alunos com a utilização de tecnologias como pen drive, projetor de imagens, tablets, máquinas fotográficas avançadas e a futura inserção no mercado de trabalho.
Diante do curso, a novidade é que 20 alunos que apresentarem aptidão e interesse específico na formação terão possibilidade de atuar como monitores junto aos professores dos laboratórios de informática da rede municipal.
- Estamos orgulhosos pelo interesse desses jovens. A intenção é que o curso seja proveitoso para todos. Sabemos de histórias de sucesso de ex-integrantes do Nova Vida que, hoje, são servidores públicos e profissionais liberais de sucesso -, ressaltou a secretária de Desenvolvimento Social, Andreia Meireles. Já a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, frisou que a ação conjunta com a Secretaria de Desenvolvimento Social é contribuir com o processo ensino-aprendizagem e contribuir para a inserção dos integrantes do programa no mercado de trabalho.
Tópicos - Em pauta enfoques como slides de apresentação, elaboração de e-mail com técnicas de redação oficial e compartilhamento de arquivos e linux. No cronograma de conteúdos do módulo está criação de conta-gmail, ambiente virtual de Aprendizagem–Moodle, fórum, download de arquivos e postagem de arquivos. E, na lista dos assuntos abordados: internet, sites de busca – orientação para busca, busca avançada, google acadêmico, google drive, internet, segurança na internet, editor de texto, elaboração de textos – redação oficial (memorando e planilha eletrônica).
A novidade do módulo que desperta a atenção dos participantes, é o seguinte conteúdo: novas possibilidades de aprendizagem na utilização de diversos recursos digitais que podem fazer diferença tanto nos ambiente escolar e profissional, como na vida social, como redes sociais – como se comportar, cyberbullying – implicações e orientações, plágio como evitar, além de possibilidade de aprender com as redes sociais, cuidados com imagem (fotografia e vídeo).
Ex-integrantes - Além de oferecer mais condições de formação e cidadania aos jovens do Nova Vida, o Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) promove, a partir do próximo dia 15, o curso de Pintura Industrial. O módulo é direcionado a 60 ex-integrantes do programa e segue até o mês de dezembro. Conforme o coordenador do Cetep, Jovenito Tavares, está mais uma chance para reforçar as oportunidades dos que passaram pelo programa e desejam se capacitar para ingressar no mercado de trabalho em especial no setor offshore.