Interfaces Pedagógicas do Professor já tem seus vencedores
A comissão que analisou os trabalhos encaminhados para participação no Concurso de Slogans do Livro Didático definiu os vencedores da categoria “Interfaces Pedagógicas do Professor”. O objetivo, neste caso, é divulgar as boas práticas do professor na utilização do livro didático, ou seja, as intervenções pedagógicas utilizadas pelo professor no livro didático que fazem o aluno aprender melhor. Pelo trabalho realizado, estes profissionais receberão uma homenagem e serão premiados por suas ações no próximo dia 10, a partir das 9h, na sede da Secretaria. A programação faz parte do projeto “Pratique Cidadania”.
O concurso reforça a preocupação com a leitura, escrita e o zelo pelo livro didático. O projeto foi implementado no ano letivo de 2009 e premiado com o 1º lugar no concurso “Ações Inovadoras no Livro Didático”, promovido pelo FNDE. “Todo este trabalho é a prova do comprometimento da equipe da Educação com o processo ensino-aprendizagem”, ressalta a secretária de Educação, Marilena Garcia.
Os vencedores homenageados são os professores Welington Pinheiro Marques, da Escola Municipal Lions, selecionado pela interface pedagógica “Acessibilidade e socialização utilizando o livro didático”; Elzimar de Oliveira Monteiro, da Escola Municipal Professora Sandra Maria de Oliveira Araújo Franco, selecionada pela interface pedagógica “Atividade interdisciplinar utilizando livro didático: Água - usar sem abusar”; Rodrigo Mata Macedo, do Colégio Municipal Joaquim Augusto Borges, selecionado pela interface pedagógica “Exercitando cidadania através da arte e atividade proposta no livro didático”; Juliana Pizzo Augusto, da Escola Estadual Municipalizada Nosso Senhor dos Passos, selecionada pela interface pedagógica “Preservação do espaço escolar tendo como referência o livro didático de Geografia” e Alessandra da Silva Fernandes, do Colégio Municipal Professora Elza Ibrahim, selecionada pela interface pedagógica “Combinados Inteligentes, utilizando o livro didático, ajudam o aluno a conviver e aprender”.
Durante a programação especial do dia 10, os vencedores das cinco melhores práticas pedagógicas, além dos cinco melhores slogans produzidos pelos alunos para o concurso, vão receber medalhas e kits pedagógicos, com livros específicos para os educadores. O evento ainda contará com a apresentação do coral dos alunos do Colégio Neuza Gourlart Brizola, exibição do vídeo “Um professor. Um bom começo” e relatos de experiências dos alunos e professores vencedores.
– Foi difícil para a comissão eleger as melhores interfaces pedagógicas, pois foi o ano em que mais tivemos adesão das escolas com trabalhos de alto nível. Temos que agradecer e valorizar a participação de todos. Cinco foram classificados, mas todos são campeões, porque não importa somente os vencedores e sim todo o trabalho que foi feito nas escolas – diz a coordenadora do Programa do Livro Didático, Roze Tomaz.
A iniciativa foi elogiada, inclusive pela Coordenação-Geral dos Programas do Livro (CGPLI/DIRAE) que, por meio de sua coordenadora-geral, Sonia Schwartz, parabenizou a iniciativa da Secretaria de Educação de Macaé pelo projeto “Pratique Cidadania, Cuide Bem do seu Livro Didático”. Segundo ela, “iniciativas como essa enriquecem o trabalho, aprimorando o atendimento do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em diversos âmbitos de gestão, o que contribui para a qualidade da educação pública brasileira”.