Jovens do Criaad concluem curso de Montagem de Microcomputadores do Cetep
Foto: Flávio Sardou
Onze jovens concluíram o curso de Montagem e Manutenção de Microcomputadores
A Prefeitura é parceira do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Novo Degase) para a reintegrar à sociedade menores que cumprem medida socioeducativa de semiliberdade no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad), no Sol y Mar. Desde o ano passado, cursos são ministrados na instituição pelo Centro de Educação Técnica e Profissionalizante (Cetep). Nesta sexta-feira (31), onze jovens concluíram o curso de Montagem e Manutenção de Microcomputadores. Os projetos têm a colaboração da Subsecretaria Municipal de Infância e Juventude.
O instrutor do Cetep, Felipe Campos, destaca que todos os inscritos concluíram o curso, duas meninas e nove meninos. "Atribuo o sucesso desse projeto ao fato deste curso ser de interesse deles. Eles gostam de informática e veem neste aprendizado uma oportunidade de ingresso no mercado de trabalho ou de se tornarem autônomos", disse o professor do Cetep, Felipe Campos.
Segundo o diretor do Criaad, Marcelo Maurício dos Santos, a metodologia desenvolvida tem gerado novas expectativa nos jovens. Os cursos do Cetep são precedidos de orientações de como se portar em um ambiente de trabalho, o que tem aumentado as perspectivas dos jovens sobre seu futuro. Desde 2013, os alunos receberam, dentro da sede, os cursos de Bombeiro Hidráulico (Cetep); Eletricista (Senai), Montagem de Andaimes, Almoxarifado e Primeiros Socorros (Escola Técnica Josué Rodrigues).
Segundo Marcelo Santos, esse aumento de perspectivas dos jovens têm reduzido a incidência de pequenos tumultos e as tentativas de fuga. As possibilidades futuras são registradas em um Plano Individual de Desenvolvimento do Adolescente, elaborado em conjunto com o jovem e seus familiares e ratificado por meio da assinatura de um protocolo de intenções.
Além do estudo regular, alguns adolescentes treinam no Serra Macaense Futebol Clube e no Macaé Esporte Futebol Clube e fazem aulas de capoeira com o Mestre Dengo. Entre os objetivos deste ano estão: trazer à instituição aulas culturais (música e dança); instalar uma padaria-escola; promover o curso de Padeiro e de Instalação de Redes, a pedido dos alunos.
Os cursos oferecidos aos adolescentes são estendido, com orientação da equipe de Assistência Social, a seus familiares. Todos os quatorze jovens, com idade média de 15 anos, que estão atualmente no Criaad, também são acompanhados por psicólogos e pedagogos e recebem encaminhamentos para médicos e nutricionistas.