logo

Macaé celebra Dia Nacional de Educação de Surdos e Dia da Língua Brasileira de Sinais

23/04/2022 12:44:00 - Jornalista: Julie Silveira

Neste fim de semana, sábado (23) e domingo (24), são comemorados, respectivamente, o Dia Nacional de Educação de Surdos e o Dia da Língua Brasileira de Sinais (Libras), datas criadas para celebrar as lutas e conquistas da escolarização de estudantes surdos e a integração no ensino regular. Para marcar a data, a Prefeitura de Macaé destaca os serviços oferecidos nas duas escolas polos voltadas para esse público: a Escola Municipal Joffre Frossard, que atende crianças do 1º ao 5º anos; e o Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, do 6º ao 9º anos.

As duas unidades oferecem Educação com a Língua Portuguesa e a Língua Brasileira de Sinais, e também contam com salas de recursos no contraturno.

O aluno surdo, inserido na rede municipal de ensino, que tiver interesse em estudar em uma dessas escolas de referência na área da surdez, é necessário solicitar remanejamento. Se o aluno não estiver matriculado na rede municipal, basta procurar o setor de matrícula, localizado na Secretaria de Educação.

De acordo com a coordenadora de Educação Inclusiva, Sheyla da Silva Soares, na Escola Joffre Froussard o aluno surdo estuda junto com o aluno ouvinte da sala regular. O conteúdo apresentado pelo professor regente é adaptado pelo professor de libras em Libras. A coordenadora ainda explica que se houver algum aluno surdo de outra unidade escolar, ele é atendido no contraturno nessa escola.

Já no segundo segmento, o trabalho é feito pelos intérpretes, no Colégio Ancyra. As aulas são interpretadas de forma simultânea. À medida que o professor regente aborda o conteúdo em sala para o aluno ouvinte, o intérprete passa a informação em Libras. A unidade também conta com a sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) no mesmo formato, prevalecendo as especificidades de cada aluno.

"Gostaria de parabenizar a equipe de profissionais especialistas na área de surdez por proporcionar ambientes de linguísticas favoráveis à comunidade surda, e por ajudar a quebrar as barreiras linguísticas dentro do ambiente escolar", destacou Sheyla.

Ex-aluno do município, Luan explica a importância da lei. “Essa lei melhora a comunicação na sociedade e torna a língua de sinais acessível. Precisa existir a comunicação entre surdos e ouvintes e para isso é necessário que crianças, jovens e idosos aprendam Libras”.

A Secretaria de Educação fica localizada à Avenida Aluízio da Silva Gomes, n° 50 – Bloco Administrativo Cidade Universitária, Granja dos Cavaleiros. O horário de atendimento ao público é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.