Macaé ganhará destaque nos conteúdos curriculares da rede municipal
Em virtude do município de Macaé ser considerado como uma cidade flutuante, que recebe um expressivo número de trabalhadores provenientes de outras localidades e estados, que necessitam de vagas para os filhos na rede municipal de ensino, a Prefeitura de Macaé vai integrar na volta às aulas da rede municipal, marcada para o dia 18 de fevereiro, conteúdos com especificidades da realidade local (aspectos sociais, históricos e ambientais) e orientações quanto às formações acadêmicas e da cidadania.
Com isso, o governo municipal, definiu novos enfoques que serão apresentados nas salas de aula, durante este ano letivo de 2013. Os estudantes dos 4º e 5º anos de escolaridade, por exemplo, terão acesso a conteúdos que vão abranger a história da criação do município. A intenção, da prefeitura é que estes alunos, em especial, tenham e reforcem laços com a cidade, e também sejam multiplicadores de informações em suas casas e comunidades em que moram.
Além da história de Macaé, dados geográficos do município, também serão abordados, para que os estudantes tenham conhecimento sobre a localização e importância de pontos como a praia de Cavaleiros e Parque Nacional de Jurubatiba. Na oportunidade, os professores também poderão sugerir pesquisas, levar aos alunos a avaliações e reflexões e estudos dos impactos ocasionados nos últimos anos. Para apresentar os conteúdos relacionados ao sentimento de pertencimento e conhecimento de Macaé, a prefeitura de deve manter parcerias entre as secretarias de Educação e Cultura.
Outra novidade é que a equipe os estudantes dos 6º e 7º anos de escolaridade serão envolvidos em questões que visam direcionar o aluno à organização do cotidiano escolar e procedimentos ideais para estudos. Durante as aulas, os professores terão a oportunidade de propiciar aos alunos momentos, em que estes se tornem agentes de rotinas de estudos com as devidas referências, que poderão ser seguidas para contribuir com a agenda de estudos e atividades extracurriculares.
No entanto, as novas ações pedagógicas da prefeitura de Macaé também têm a finalidade de socializar os estudantes e reforçar direcionamentos em prol de projetos de vida. O objetivo é conduzir os alunos dos 8º e 9º anos de escolaridade, a sugestões sobre perspectivas de vida e referências quanto a cursos, oficinas e outras possibilidades. A ideia é prepará-los também para o futuro profissional, para isso parcerias com secretarias operacionais ligadas à educação e orientações vocacionais, projetos como Nova Vida e da secretaria de Trabalho e Renda, devem ser criadas.
Os alunos da rede pública municipal de Macaé contam ainda com a integração vertical, ou seja, a complementação dos conteúdos, para que estudantes, educadores, familiares participem ativamente do processo ensino-aprendizagem e do contexto da comunidade escolar.