Macaé participa de Prêmio MPT na Escola
Foto: Rui Porto Filho
O projeto foi apresentado nesta quinta-feira (20), na Cidade Universitária
Alunos de 28 escolas da rede pública de ensino de Macaé vão participar do "Prêmio MPT na Escola", iniciativa do Ministério Público do Trabalho que valoriza os melhores projetos literários, artísticos e culturais desenvolvidos por estudantes. O projeto foi apresentado nesta quinta-feira (20), na Cidade Universitária, e contou com a presença da secretária de Educação, Leandra Lopes, professores e diretores de escolas, orientadores pedagógicos e alunos.
As temáticas abordadas nesta edição são: Erradicação do Trabalho Infantil; Segurança e Saúde; e Prevenção de Acidente na Escola. A ação conta com a parceria da Prefeitura de Macaé, por meio da coordenação do Centro de Formação Continuada Carolina Garcia, ligado à Secretaria de Educação.
De acordo com a coordenadora do Centro, Regina Célia Santos Nascimento, Macaé possui um grande diferencial que é a capacitação dos professores com a intenção de transformá-los em multiplicadores de conhecimentos e de saberes voltados às temáticas desta edição.
"A proposta do Centro de Formação Continuada é proporcionar aos profissionais da rede de ensino embasamento para que eles possam tratar a temática proposta pelo MPT de forma transversal em sala de aula. Outro privilégio é poder proporcionar aos municípios vizinhos a possibilidade deles participarem da capacitação de forma online. Os encontros acontecem em seis aulas, entre o final de abril e maio", destacou Regina Célia.
O projeto consiste em três categorias de sensibilização e conscientização sobre temas de atuação do MPT. O primeiro grupo envolve crianças do 4º e do 5º anos, que vão estudar a temática do combate ao trabalho infantil. Já para os alunos do 6º e 7º anos, o tema abordado será a inclusão dos adolescentes como aprendizes nas empresas. E jovens que cursam o 8º e o 9º vão se aprofundar sobre segurança e saúde na escola e no trabalho.
"As ações do MPT vêm ao encontro aos projetos que já estão previstos em Macaé. A nossa proposta é ampliar o debate desses temas em sala de aula e com toda comunidade escolar. Os alunos vão poder participar em quatro categorias de trabalhos, como: desenho, conto, poesia e música. Os melhores trabalhos no âmbito do município serão inscritos na etapa estadual, em que haverá premiação. Foi um ganho imenso para o projeto, Macaé ofertar, de forma generosa, o curso de capacitação para os demais municípios da região", destacou a promotora do MPT, Cirlene Luiza Zimmermann.
De acordo com a médica do trabalho Maria Christina, que vai abordar o tema Prevenção de Acidente na Escola durante o período de capacitação, a intenção é mostrar que a construção dessa cultura pelo processo educativo é a melhor forma de transformar comportamentos futuros, que podem contribuir para redução de acidentes e doenças do trabalho.