logo

Macaé promove I Seminário de Educação Bilíngue de Surdos para celebrar 20 anos do Decreto 5.626/2005

27/11/2025 19:41:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Moisés Bruno

O evento foi realizado no Auditório do bloco B da Cidade Universitária

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria de Diversidade e Inclusão e da Coordenação de Educação Bilíngue de Surdos, realizou, nesta quinta-feira (27), o I Seminário de Educação Bilíngue de Surdos, no Auditório do bloco B da Cidade Universitária. O evento marcou os 20 anos do Decreto Federal 5.626/2005, norma que garante às pessoas surdas o direito ao acesso à comunicação e à educação bilíngue em todos os níveis de ensino.

O seminário, gratuito e aberto ao público, reuniu professores, gestores, pedagogos, profissionais da Educação, comunidade surda e membros da sociedade civil. Os participantes receberam certificado.

Participaram da mesa de abertura o Secretário Executivo de Educação Básica, Adalmir Cardoso; a coordenadora de Diversidade e Inclusão, Nelita Araujo; o supervisor de Ensino, Marcus Vinícius; a representante do CPAI/UFRJ, Cherrine Pires; a diretora do IFF/Macaé, Aurea Yuki; e o coordenador de Educação Bilíngue de Surdos, Wellington Marques.


"É com satisfação que compartilho este momento com vocês, reunidos aqui para aprofundar seus conhecimentos sobre a educação brasileira. A importância da inclusão das línguas na educação infantil, tema que estudamos e debatemos, é fundamental. Dedico meu trabalho a essa temática há muitos anos, e hoje reafirmo meu compromisso com a educação brasileira. Considero este encontro um presente para todos nós, em prol do desenvolvimento de nossa região", disse Adalmir.



A coordenadora de Diversidade e Inclusão, Nelita Araujo, ressaltou que o encontro promoveu uma retrospectiva da educação de surdos na cidade, desde o funcionamento da antiga escola especial até a consolidação do modelo inclusivo.


“Macaé comemora 20 anos de uma legislação que assegura direitos e consolida uma trajetória de avanços, dos quais temos muito orgulho”, afirmou Nelita.



Coordenador de Educação Bilíngue de Surdos, Wellington Marques destacou que o seminário teve como foco principal discutir metodologias e estratégias para o ensino de Português como segunda língua (L2) para estudantes surdos.


“O objetivo foi refletir sobre como esse ensino vem sendo feito e como precisa ser aprimorado para garantir melhores resultados para nossos alunos”, explicou Wellington.



Ele acrescentou que duas mesas temáticas abordaram tanto a evolução histórica da educação de surdos no município quanto práticas pedagógicas específicas para o ensino bilíngue.

Durante o evento, foram apresentados os pontos principais de uma minuta para um futuro projeto de lei sobre a educação bilíngue de surdos em Macaé. Ex-alunos da rede municipal e do IFF também relataram suas experiências educacionais.

O seminário contou ainda com colaboração do Núcleo de Educação Bilíngue de Surdos, apoio institucional do IFF/Macaé, da Comissão Permanente Acessível e Inclusiva (CPAI) da UFRJ/Macaé e do CFCG.

O seminário reforçou o compromisso do município com a inclusão e com o aprimoramento das práticas pedagógicas bilíngues, consolidando Macaé como referência regional na educação de surdos.