Macaé realiza formação para diretores da rede municipal

17/03/2023 18:39:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: João Barreto

Macaé tem índice de evasão escolar abaixo da média nacional

A Secretaria Municipal de Educação realizou, nesta sexta-feira (17), um encontro na Cidade Universitária com os diretores escolares da rede municipal de ensino. O objetivo foi alinhar práticas que garantam o acesso à permanência do aluno na escola. Iniciativas como políticas antirracistas, promoção de esporte, oficina de musicalização, além do projeto “Volta pra Escola" foram citadas como exemplos de ações já implementadas pela rede e que contribuem para que Macaé tenha um índice de evasão escolar abaixo da média nacional.

De acordo com o promotor de Justiça Lucas Fernandes Bernardes, o índice de evasão escolar em Macaé é de 5%, número inferior à média nacional, com 11%. A Secretária de Educação, Leandra Lopes, pontua que esses dados se devem aos trabalhos desenvolvidos pela rede municipal de ensino. Segundo ela, um exemplo desse ganho é o projeto Volta pra Escola, que desenvolve ações de busca ativa aos estudantes e responsáveis através da Coordenação de Educação Social.

“Nossa meta é zerar o índice de evasão escolar. Já o nosso desafio é tornar a escola cada vez mais atrativa. Vamos priorizar a formação de mais turmas de correção de fluxo, investir na mediação de conflitos e em questões raciais, além de promover mais cursos para formação e atualização de professores. A equipe gestora precisa estar atenta a todas as temáticas que envolvem nossa sociedade e, com isso, promover acolhimento e intervenções qualificadas frente às expressões da questão social reprimidas no ambiente escolar visando à permanência de estudantes na unidade escolar”, destacou Leandra.

Com o tema “Qual o papel de cada participante no processo de combate à infrequência e evasão escolar no município?”, os superintendentes responderam o questionamento. A superintendente de Educação Integrada, Waleska Freire, destacou a importância de tornar a escola cada vez mais atrativa.

“Projetos ambientais, culturais e esportivos são fundamentais para que o aluno permaneça na escola. Para isso, o município realiza ações no contraturno escolar, como Contação de História com o grupo HistoriArte, Festival de Música, Projeto Verão, entre outros. Esse ano Macaé vai realizar ainda a Feira Literária, no Parque de Exposições. Essas iniciativas envolvem, motivam e ajudam a manter o aluno na escola”, disse Waleska.

O encontro contou ainda com a participação do Secretário Adjunto de Educação Básica, Robério Dias; da superintendente de Educação Inclusiva e Social, Janaína Pinheiro; e da coordenadora de Educação Social, Rúbia Rangel. Além das mediadoras Andréia Paula Pereira Nobre; Arminda Kely Baptista Teixeira; Elaine de Oliveira Soares; e Marcela Guedes de Oliveira.


Fotos Relacionadas