Macaé se destaca no Fortalecimento dos Conselhos Escolares
Macaé segue o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Uma das ações é o curso de Formação para Conselheiros Escolares, que conta com a participação de 43 inscritos. O encontro é exemplo para outras cidades da região. O grupo abrange um colegiado com representantes de alunos, professores, funcionários, dirigentes das unidades de ensino, além dos pais e responsáveis para acompanhar e auxiliar o trabalho dos gestores escolares.
Hoje, a rede municipal de ensino conta com 94 conselheiros escolares. Todos eles seguem até o mês de dezembro na capacitação, que abrange encontros on line ministrados pela Universidade Federal do Ceará; e presenciais, cuja aula inaugural foi nesta quinta-feira (31). A programação ministrada pela tutora Márcia Alves Correa abrange nove módulos, que também enfoca a história dos Conselhos Escolares no país e a função pedagógica. No final do evento, haverá entrega de certificados.
A intenção do curso de Formação para conselheiros é fomentar esses setores nas escolas da rede municipal de ensino e apresentar as atribuições e a importância dos conselhos escolares. Já a coordenadora dos Conselhos Escolares, Selma Paes, pontuou que os conselhos são colegiados com a atribuição de deliberar sobre questões político-pedagógicas, administrativas e financeiras no âmbito da escola.
Em outubro, Macaé levou representação para o V Encontro Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar. A programação teve o objetivo de ampliar as discussões sobre a importância dos Conselhos Escolares e da sua formação continuada.
Durante o encontro foi enfatizada a proposta de dar continuidade à formação dos técnicos responsáveis pelas ações de implantação, organização e fortalecimento do Conselho Escolar, trabalho que está sendo intensificado em Macaé.
Trabalho - Para atuação dos conselheiros, a rede municipal de ensino segue com eleições diretas e secretas. O processo eleitoral acontece a cada dois anos e o cronograma é organizado pelos dirigentes de ensino.
A secretária de Educação, Lúcia Thomaz, lembrou que os conselheiros escolares trabalham para promover reuniões específicas para interagir com a comunidade escolar. “Os conselhos escolares também atuam para acompanhar e fiscalizar registros de frequência e reprovação dos alunos, além de realizar estudos e atividades específicas embasadas no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e regimento escolar das unidades municipais. Todas as atividades dos Conselhos Escolares seguem as determinações do Ministério da Educação com orientações de como acompanhar a vida escolar dos estudantes e dicas para contribuir com o processo ensino-aprendizagem”, finalizou.