logo

Macaé se prepara para Censo da Alfabetização a partir de novembro

12/06/2013 17:01:00 - Jornalista: Equipe Secom

A rede municipal de ensino vai começar a se preparar para o Censo da alfabetização. A prova que será aplicada em todo país vai acontecer no município a partir do mês de novembro. A intenção é avaliar os estudantes das turmas que estarão concluindo o 3º ano de escolaridade.

A previsão é que a prova tenha questões de Língua Portuguesa e Matemática. Este é o primeiro Censo da Alfabetização no Brasil. A meta da ação integrada dos governos Federal em parceria com os municípios é conhecer a fundo o ensino fundamental. A intenção é avaliar os estudantes até a faixa de oito anos.

No Brasil, a prova terá a participação de mais de 3 milhões de estudantes . No entanto, segundo o Governo Federal as escolas ainda vão receber as informações do teste, e a avaliação deste ano vai servir como referência para destacar a evolução do processo ensino-aprendizagem dos alunos.

De acordo com o Governo Municipal, a prova servirá para diagnosticar os avanços e dificuldades dos estudantes. “ A intenção é que por meio dos resultados, a rede municipal possa implementar intervenções pedagógicas em prol da melhoria da qualidade do ensino”, concluiu a secretária de Educação, Lúcia Thomaz.

Pacto Nacional 

Para melhor tratar do ensino da alfabetização na rede municipal, Macaé aderiu ao Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O pacto é um compromisso formal assumido pelo governo federal, estados e municípios a fim de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental com a idade até no máximo oito anos. O PNAIC está previsto no decreto federal 6.094, de 24/04/2007, que diz respeito ao Plano Nacional de Educação.

Periodicamente, cerca de 400 professores alfabetizadores, que atuam em turmas do 1º ao 3º anos de escolaridade da rede municipal de ensino participam de encontros referentes ao trabalho do pacto. Eles estão recebendo capacitação de 16 tutores, que participam de um curso específico ministrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Os tutores são multiplicadores de informações no município. 

Além disso, para reforçar as ações do PNAIC na rede municipal, uma vez ao mês, a Secretaria de Educação realiza reuniões específicas junto aos diretores e orientadores pedagógicos, que atuam junto às turmas do 1º ao 5º anos para repassar as intervenções e ferramentas pedagógicas que são embasadas no PNAIC.