Macaé se prepara para o Dia do Desafio
Foto: Arquivo Secom
A iniciativa busca a promoção de atividades físicas e adoção de hábitos mais saudáveis
Faltam seis dias para o Dia do Desafio. A programação acontece, na próxima quarta-feira (27), como o tema “Você se mexe e o mundo mexe junto”. Este ano, Macaé vai competir com Santiago de Cuba-Palma Soriano, situada em Cuba. A 21ª edição promete movimentar o município, com o incentivo para que crianças, jovens e adultos dediquem 15 minutos a algum tipo de atividade física. A expectativa é contar com a participação de cerca de cinco mil pessoas. O resultado da disputa, que consiste em o maior número de participantes, será divulgado no dia 29, na página oficial do Dia do Desafio.
O evento também tem o objetivo de ser um dia voltado à integração social, criatividade, liderança e espírito comunitário. Em Macaé, o Dia do Desafio é organizado pela Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur). A programação conta com as parcerias de órgãos privados e públicos como as secretarias municipais de Educação e de Governo, Guarda e outras instituições.
Na secretaria de Educação, por exemplo, funcionários e visitantes terão oportunidade de participar, às 9h, de um aulão de zumba, com a professora de Educação Física, Andrea Lucas. Já as unidades municipais de ensino vão promover atividades variadas junto aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Idealizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), o Dia do Desafio é uma competição mundial voltada para o incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde. Para participar da competição, a cidade conta com a atuação de estudantes, professores e funcionários de órgãos municipais.
Para o Dia do Desafio serão validadas atividades como ginástica laboral, natação, voleibol, basquete, yoga, caminhada, dança, surf, corrida de rua, ciclismo, exercícios em empresas, atividades especiais para pessoas com deficiência e até serviços domésticos.
Dia do Desafio - Criado no Canadá, nos anos 1980, o dia tem a proposta de despertar o interesse pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição amigável entre cidades. Este ano, vários países participam da campanha como Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Ilhas Falkland, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela.